Em João Alfredo, Secretaria de Saúde faz alerta sobre surto da Dengue e pede ajuda da população…

12243540_171200693231868_3832031455419304309_n

Um alerta grave dos governos federal, estadual e municipal sobre o combate à Dengue foi transmitido na manhã de hoje na Câmara Municipal de João Alfredo durante a sessão ordinária, pelo secretário municipal de Saúde, Aguinaildo Lima. 

Já é dado como certo que o Brasil está enfrentando nos últimos meses o pior surto de Dengue da sua história. Na mesma situação está João Alfredo e todas as cidades vizinhas. Por conta disso é essencial a participação dos moradores no combate a proliferação do mosquito transmissor da doença. Atualmente  João Alfredo vivencia um grande mutirão contra a doença em todos os quadrantes do município. 

“Estamos num período de extrema alerta. Todo mundo tem que contribuir ou todos  sofreremos”, avisou Aguinaildo Lima, lembrando que uma fêmea do mosquito transmissor da Dengue pode contaminar até 300 pessoas.

12243255_171200719898532_8708434996807788773_n

O secretário alertou que 80% dos criadouros de mosquito transmissor da Dengue não estão nas vias públicas ou terrenos baldios mas sim dentro das casas das pessoas. Ele pediu que todos os moradores se mobilizem e compreendam a importância de combater o problema. O apelo feito por ele foi de pronto atendido pelos vereadores que se prontificaram em apoiar a campanha. 

“O inimigo mora com a gente e não na rua. Ele está nas bandejas que ficam nas portas das geladeiras, lajes, tampas de recipientes, vidro no muro. Cada um tem que cuidar da sua casa e conscientizar os vizinhos sobre a importância de fazer o mesmo. Se todos fizermos a nossa parte vamos sofrer menos”, disse o secretário, enfocando o trabalho empreendido no município pelos agentes de endemias e demais setores da Secretaria de Saúde .

“Existem tantos criadouros dentro de casa que as pessoas nem prestam mais atenção. Todo mundo tem criadouro em casa. Não tem tratamento para a Dengue. O médico trata os sintomas. O único tratamento é hidratação. Beber líquido, usar calça comprida, usar repelente e se hidratar sempre são as recomendações que todos devem seguir”, pontuou.

“Em saúde não tem lado. Não pode existir oposição ou situação. O lado tem que ser da vida. Os poderes trabalham para que as pessoas tenham melhores condições de vida. Todos os poderes têm o mesmo objetivo. A participação da Câmara nesse processo mostra a maturidade e querer o bem estar dos cidadãos”, finalizou.