Por Edmar Lyra – Nas eleições deste ano em Pernambuco, os eleitores escolheram no dia 2 de outubro, data do primeiro turno, os 49 deputados estaduais, os 25 deputados federais e a senadora Teresa Leitão, enquanto no segundo turno, que ocorreu no dia 30 de outubro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) juntamente com a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) foram eleitas.
Nesta segunda-feira haverá a cerimônia de diplomação dos eleitos no Centro de Convenções, o que dará mais um passo para a posse dos novos mandatários. Investidos do diploma, eles cumprem o rito determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, e estarão definitivamente oficializados para serem empossados em 2023. A governadora e sua vice tomam posse no dia 1 de janeiro, enquanto a senadora e os deputados federais e estaduais serão empossados no dia 1 de fevereiro, quando terão a incumbência de escolher as mesas diretoras de suas respectivas casas legislativas.
No que tange à governadora eleita Raquel Lyra, há um misto de expectativas, pois será a primeira mulher na história a ser diplomada governadora de Pernambuco. Além disso, sua postura discreta tem deixado muita gente ansiosa para o anúncio formal do secretariado. E para os privilegiados e parcos interlocutores da governadora eleita, a diplomação nesta segunda será mais um passo para o avanço do secretariado, que de acordo com alguns que conversaram com Raquel, ela teria dito que após a diplomação poderia formalizar os primeiros nomes da equipe.
A cerimônia de diplomação acontecerá a partir das 16 horas e será um ato muito mais do que institucional, dará as condições para que as conversas de pé de ouvido entre muitos envolvidos possam acontecer no período que precede as definições da governadora Raquel Lyra.