Por Carlos André Carvalho/Folha de Pernambuco – O Datafolha divulgou, no final da tarde desta quinta-feira (3), a última rodada de pesquisas sobre a disputa à Prefeitura do Recife. O atual prefeito da capital pernambucana e candidato à reeleição, João Campos (PSB), ficou com 74% das intenções de voto, dois pontos percentuais a menos que no levantamento anterior. O índice alcançado por João é mais de 60 pontos acima do atingido pelos demais prefeituráveis, indicando uma provável vitória do atual gestor em primeiro turno no próximo domingo (6).
Em seguida, aparece Gilson Machado (PL), com 10% (antes eram 9%). Daniel Coelho (PSD), o terceiro colocado, fica com 5%, mantendo a mesma performance da rodada anterior. Dani Portela (PSOL) ganhou um ponto percentual, saindo de 3% para 4%. Tecio Teles (Novo) manteve 1% nos dois últimos levantamentos, e Ludmila Outtes (UP) saiu de zero para 1% nesta pesquisa.
Já Simone Fontana (PSTU) não pontuou nas duas últimas rodadas, e Victor Assis não foi mencionado. Os dados são da pesquisa estimulada, em que são apresentadas as opções de candidatos ao entrevistado para escolher um.
O percentual dos pesquisados que disseram que votariam em branco, anulariam o voto ou não votariam em nenhum dos candidatos foi de 4% (na pesquisa anterior foi 5%) e o dos que não sabem foi de 1% nas duas vezes. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Na pesquisa espontânea – em que não são apresentados os nomes dos candidatos, e o entrevistado fala o que lhe vem à cabeça quando questionado em quem votaria –, João tem 62% das intenções de voto (eram 63%); Gilson tem 7% (eram 6%) e Dani tem 4% (eram 2%) e Daniel tem 2% (eram 2%).
O item “No atual” somou 1% (era 1%). Já outras respostas ficaram com 9% (eram 9%). Branco/nulo/nenhum totalizaram 4% ( eram 4%); e não sabem, 12% (eram 13%).
Votos válidos
Quanto aos percentuais de votos válidos (exclusão dos brancos, nulos e indecisos), João fica com 78%; Gilson, com 11%; Daniel, com 5%; Dani, com 4%; Tecio, com 1%; Ludmila, com 1%; Simone, com zero; e Victor Assis (PCO) não foi citado.
Em relação à rejeição dos candidatos (qual deles o eleitor não votaria de jeito nenhum), Gilson Machado é o mais desaprovado, com 47% (eram 43%). Daniel Coelho é o segundo mais rejeitado, com 39% (eram 34%), à frente de Dani, com 30% (eram 29%) e de Ludmila, com 29% (eram 35%). Já Teles tem 27% de desaprovação (eram 30%), Victor tem 22% (eram 27%) e Simone Fontana tem 22% (eram 27%).
João Campos é o menos rejeitado, com 9% (eram 7%). O percentual de pesquisados que disse que votaria em qualquer um ou que não rejeita nenhum foi de 2% (eram 2%) e o dos que rejeitam todos ou não votariam em nenhum foi de 1% (eram 2%). Não sabem somaram 4% (eram 4%).
Para esta última pesquisa, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo e realizada do dia 1º de outubro a 3 de setembro, o Datafolha ouviu 910 eleitores do Recife. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-06324/2024.