Blog Alberes Xavier – A cena política de Carpina está agitadíssima na reta final do período eleitoral deste ano. O que já se desenhava, através de movimentos de rua e articulações, se concretizou com a divulgação, recentemente, de mais uma pesquisa do Instituto DataTrends para a Prefeitura local: a candidata Eduarda Gouveia virou o jogo e já aparece numericamente frente do seu principal opositor, Joaquim Lapa.
Esposa do deputado estadual Gustavo Gouveia, Eduarda, que é filiada ao Podemos, tem demonstrado um alto poder de articulação política, trazendo para junto de si grandes e importantes nomes da política carpinense. Em segundo lugar nas pesquisas durante o período pré-eleitoral, Eduarda ‘vira o jogo’ em um momento estratégico, há menos de uma semana para a eleição.
Segundo o DataTrends, em votos válidos (quando são excluídos brancos, nulos e indecisos), Eduarda Gouveia parece com 33% das intenções de voto, Joaquim Lapa vem e segundo lugar com 29%, Aldinho Botafogo aparece com 19%, Bruno Ribeiro 17% e Sandra Ramos com apenas 2%.
Outro fator que pesa a favor da candidatura de Eduarda Gouveia é o item ‘Potencial de Voto’. Segundo a pesquisa, 29% dos entrevistados votariam nela ‘com certeza’, ‘poderia votar’ 13%, ‘não votaria de jeito nenhum’ 48%. Ou seja, sua rejeição, de forma bem prática, é de 48%. Joaquim Lapa, no mesmo cenário, é rejeitado por 54% dos entrevistados, Aldinho Botafogo por 58%, Bruno Ribeiro por 59% e Sandra Ramos por 52% dos entrevistados.
Registro – A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PE-09870/2024. A margem de erro é de 4,90 pontos percentuais e o grau de confiança de 95%. Foram ouvidos 400 eleitores nos dias 20, 21 e 22 de setembro.