Esta será a primeira pesquisa após o fim do período de pré-campanha e as convenções partidárias. Além das intenções de voto, o questionário inclui perguntas sobre a disposição dos eleitores em votar em candidatos apoiados por figuras políticas de destaque, como a prefeita Ana Célia Farias, a governadora Raquel Lyra, o prefeito do Recife João Campos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os entrevistados também avaliarão as administrações de Lula (governo federal), Raquel Lyra (governo estadual) e Ana Célia Farias (governo municipal).
Além disso, neste sábado, dia 24 de agosto, outra pesquisa eleitoral foi registrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa (INP), que entrevistará 400 eleitores até o dia 29 de agosto. O resultado desta pesquisa será divulgado na sexta-feira, 30 de agosto, pela Associação Comunitária Surubinense de Radiodifusão, por meio da Rádio Pop FM de Surubim. Este levantamento está registrado no TSE com o número 00284/2024. Assim como a pesquisa da Exatta, a metodologia do INP também é quantitativa, utilizando questionários padronizados e estruturados aplicados em entrevistas domiciliares presenciais. Serão coletados dados sobre intenções de voto, tanto de forma espontânea quanto estimulada, além das opções de rejeição dos eleitores.
A última pesquisa registrada sobre a disputa eleitoral em Surubim foi realizada pelo Instituto Opinião e divulgada no dia 29 de maio pelo Blog do Magno. Os resultados apontaram Cleber Chaparral (União Brasil) liderando com 31,1% das intenções de voto, seguido pela vereadora Véia de Aprígio (PSB) com 28%, o ex-prefeito Flávio Nóbrega (Solidariedade) com 12,6%, Professor Edigar (PMN) com 2,3% e Denivaldo Pereira com 0,6%. Indecisos somaram 9,4%, enquanto brancos e nulos totalizaram 16%. Esses novos levantamentos serão fundamentais para entender como a população de Surubim está reagindo às movimentações políticas recentes e poderão influenciar as estratégias dos candidatos nas semanas que antecedem as eleições municipais.