Diário de Pernambuco
Dos 74 deputados pernambucanos eleitos em 2018 (25 federais e 49 estaduais), seis deles disputaram as eleições municipais em 2020, dois deputados federais e quatro estaduais. Entretanto, apenas um deles foi eleito. João Campos (PSB), o deputado federal mais votado da história de Pernambuco, se tornou também o prefeito eleito mais jovem da história do Recife, ao derrotar Marília Arraes (PT). João será substituído na Câmara pelo suplente, Milton Coelho (PSB). Milton é o atual chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB).
Marília, por sinal, também foi uma das parlamentares eleitas em 2018 que esteve no pleito deste ano. Após ser a segunda deputada federal mais votada de Pernambuco na última eleição, disputou a prefeitura da capital pernambucana com o primo em uma das eleições mais duras da história recente do Recife. João Campos teve 56,27% dos votos, contra 43,73% de Marília.
Outra deputada a participar das eleições municipais foi Priscila Krause (DEM). Eleita deputada estadual em 2018, ela foi candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Mendonça Filho (DEM), Priscila ficou em terceiro lugar na eleição. Ela e Mendonça alcançaram 25,11% dos votos, pouco menos que João e Marília, que disputaram o segundo turno.
Quem também se candidatou à prefeito no Recife foi o deputado estadual Coronel Feitosa (PSC). Apesar de ter feito campanha utilizando fortemente a imagem de Jair Bolsonaro, o coronel viu o presidente anunciar apoio à Delegada Patrícia (Podemos) e terminou em sexto lugar nas eleições, com 1,18% dos votos.
Olinda e Caruaru também tiveram a presença de deputados estaduais no pleito. O ex-prefeito do Recife João Paulo (PCdoB) disputou a prefeitura de Olinda, mas com 23,32% dos votos, foi derrotado pelo Professor Lupércio (que teve 63,62%). Já o Delegado Lessa (PP), com 19,22% dos votos, ficou em segundo lugar na cidade de Caruaru após ser batido pela prefeita reeleita, Raquel Lyra (PSDB), que teve 66,86% dos votos.