Inaldo Sampaio
O Instituto Datafolha divulgou domingo o resultado de sua pesquisa mais recente sobre a intenção de voto dos brasileiros para presidente da República. Lula, como já era esperado, continua em primeiro na corrida eleitoral com 30% das preferências, mas não é mais novidade no processo e, além disso, corre o risco de ser preso a qualquer hora por ordem do juiz Sérgio Moro. Marina Silva em segundo lugar também não é novidade, pois ela já foi candidata duas vezes e ainda surfa no “recall” da campanha de 2014. O mesmo se diga de Geraldo Alckmin, que apareceu na quarta colocação (8%), pois já foi candidato em 2006 e governa São Paulo pela quarta vez. Novidade mesmo são Jair Bolsonaro (PSC) com 16%, João Dória (PSDB) com 10%, percentual superior ao do próprio Alckmin, e Joaquim Barbosa (sem partido) com até 12%, dependendo do cenário, apesar de esses dois últimos ainda não saberem se serão candidatos.
Continua…
Saudosista da ditadura
Partidos de esquerda estão subestimando Bolsonaro (PSC), em que pese seus 16% de intenções de voto no Datafolha. O deputado e capitão do Exército já pregou a volta dos militares ao poder e o fechamento do Congresso, mas não é propriamente isto que embala sua candidatura. Ele está bem situado nas pesquisas porque é um “quadro novo” da política e não tem envolvimento com a Lava Jato.
Cansaço : Em que pese ter aparecido no Datafolha com 15% de intenções de voto, empatada tecnicamente com Bolsonaro (PSC) que tem 16%, Marina Silva (Rede) não empolga mais os brasileiros porque não é mais “novidade”. Além disso, não tem preparo para ser presidente da República e deixou isso muito claro na campanha de 2014.
Plano B : Para sorte do PSDB, o prefeito de São Paulo, João Dória, está preservado para a disputa presidencial de 2018. Aécio é carta fora do baralho, Serra não é aceito pela maioria do partido e Alckmin não consegue decolar.
Obstáculos : Ciro Gomes (PDT) aparece na pesquisa do Datafolha com 6% de intenções de voto. Ele é o mais preparado de todos os pré-candidatos a presidente, mas tem dois obstáculos pela frente: o isolamento do seu partido e a incapacidade de domar a língua.
Conhecimento : Lula é, segundo o Datafolha, o mais conhecido de todos os pré-candidatos a presidente: 99% dos brasileiros o conhecem. Alckmin é conhecido por 87%, Sérgio Moro por 79%, Bolsonaro por 63% e João Dória por 59%
Placar : Como diz o ministro Bruno Araújo (Cidades), se Temer não conseguir 172 votos na Câmara Federal para arquivar a denúncia feita contra ele pelo procurador Rodrigo Janot, é porque o governo terá acabado. Até anteontem, o presidente conseguiria esses votos com facilidade. De ontem para cá, ninguém mais tem certeza.