Para uma plateia de universitários, Dona Irene, 57 anos, confessa: perdeu seu nome pela segunda vez na vida. A primeira já faz um bom tempo. Precisando do registro de nascimento para regularizar alguns documentos, foi a Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, localizar a certidão no cartório onde foi registrada. “Meu filho, reviraram tudo e não acharam nenhuma Maria Irene. Mas no meio dos papéis lá tinha uma Maria Irani, filha da minha mãe e nascida um mês depois de mim. Já pensou a pessoa depois de velha descobrir que seu nome é outro?”, ri. “Para completar, descobri que no registro não tenho o sobrenome de meu pai. Parece até que sou filha de Guaiamum”.
Um pulo para hoje e as coisas começam a ter uma nova configuração. Agora, Dona Irene quem conta, quando está no Recife já é reconhecida de outra maneira. “No hotel onde fico o povo só me chama de Pra torá. Na rua do mesmo jeito”, explica.
A nova alcunha, claro, é fruto do comercial que protagoniza. Competindo em popularidade com o sabe de nada, inocente do Compadre Washington, Dona Irene é a senhora do hit publicitário do momento. Anunciando máquinas de lavar, celulares, e os notebooks vendidos pela Eletro Shopping, a moradora mais ilustre da potiguar Mossoró invade os televisores das casas, diariamente, adjetivando os preços baixos com a expressão que hoje lhe serve de epíteto.
Continua…