Em tempos difíceis, uma boa notícia sempre acalenta o coração e renova as esperanças. Foi exatamente assim que se sentiram os colaboradores da UTI I (Covid – 19) do Hospital Mestre Vitalino (HMV), no Agreste de Pernambuco, neste último fim de semana. Dois pacientes que estavam internados há 35 dias e 22 dias receberam alta médica e seguiram para a enfermaria da unidade.
O primeiro paciente a receber alta na unidade, tem 55 anos e é natural da cidade de Vitória de Santo Antão. Ele estava há 22 dias internado na UTI e há 17 dias em ventilação mecânica, com um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), motivada pela Covid-19. No último sábado (09), foi dia de celebrar a alta depois deste longo período. Ao seguir para a enfermaria, os colaboradores envolvidos na linha de frente prestaram uma homenagem ao paciente.
“O momento das altas dos pacientes significa que estamos no caminho certo. Cada um de nós vibra por estas vidas que são recuperadas, e tudo isso reflete o esforço da nossa equipe. O nosso trabalho hoje ganha um novo significado. Estamos todos muito felizes em fazer parte da linha de frente em um momento tão importante para a cenário mundial da saúde”, destacou Beatriz Deodato, enfermeira diarista da UTI 1 (Covid-19).
Já no domingo, outro paciente recebeu alta para enfermaria. Ele tem 44 anos, é da cidade de João Alfredo, e estava há 35 dias na UTI e há 31 dias em respiração mecânica também com um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A família do paciente recebeu a notícia com muita alegria, gratidão a Deus e aos profissionais da linha de frente. “Meu dia das mães não poderia ser melhor. Recebi a notícia que meu esposo saiu da UTI, estou muito feliz e agradeço muito a essa equipe maravilhosa. Foi o melhor presente do mundo. Obrigada meu Deus”, contou Josefa Barbosa, esposa do paciente.
Momentos como estes renovam as forças das equipes neste período de combate ao Covid-19. “Para todos nós é momento de celebrar essas vitórias, isso renova as esperanças e nos dá forças para continuar esta grande batalha. É uma prova que atuando da maneira correta, com o empenho dos nossos colaboradores e com fé, nós poderemos vencer”, pontuou Dr. Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.