Doenças da próstata: urologista chama a atenção para a prevenção e tratamento

Por Gabriela Castello Buarque/Folha de Pernambuco – O mês de novembro é mundialmente dedicado à conscientização da saúde do homem,  com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, um dos principais problemas de saúde masculina que, embora seja considerada uma condição grave, pode ser tratado com boas chances de cura quando detectado precocemente.

Por isso, de acordo com o urologista Renato Leal, do Hospital Jayme da Fonte, localizado no bairro das Graças, o ideal é que homens com mais de 50 anos, ou que apresentem fatores de risco, a partir dos 45, realizem os exames preventivos periodicamente. 

Câncer de próstata
Segundo o especialista, o câncer de próstata é uma doença maligna que acomete o órgão que produz a célula reprodutiva masculina (sêmen) e que, nos estágios iniciais, não apresenta sintomas. Já nos casos avançados da doença, o paciente pode apresentar sangramento, dores ósseas e dificuldade para urinar. Por isso, o urologista reforça que “é importantíssimo fazer os exames de rotina” para identificar a doença antes que os sintomas apareçam.

Prevenção e tratamento
Com relação à prevenção, o médico afirma que manter bons hábitos e uma alimentação saudável pode ajudar a prevenir essa e outras doenças da próstata. 

“O ideal é diminuir significativamente o excesso de enlatados, embutidos, conservantes, frituras e também o que conhecemos por fast foods. Pois, esses alimentos podem causar o aumento do tecido prostático e, em alguns casos, também o câncer de próstata”, orienta Renato.

Para o tratamento do câncer de próstata, de acordo com Renato Leal, a medicina avançou em opções como hormonioterapia e imunoterapia, além da cirurgia robótica. Leal explica que essas novas  tecnologias possibilitam “um melhor controle da doença, diminuindo significativamente as taxas de incontinência urinária e impotência sexual”.

Para o urologista, é importante destacar ainda outra condição bastante comum que também acomete a próstata, principalmente entre os homens mais idosos, a hiperplasia prostática. Um aumento volumétrico da próstata que causa, principalmente, dificuldade para urinar.

Nos casos iniciais, o tratamento é feito com medicações, mas, quando elas não são suficientes, Leal destaca o tratamento cirúrgico com a técnica de Holep.

“O Holep é um dos principais tratamentos cirúrgicos que a gente utiliza para a hiperplasia prostática. Com ele, nós diminuímos o sangramento e conseguimos ressecar muito mais tecido do que as outras tecnologias”, explica o médico.

O Hospital Jayme da Fonte, conta agora com um novo bloco cirúrgico que proporciona mais segurança e conforto para a realização de procedimentos como o Holep. “No novo bloco cirúrgico do Hospital Jayme da Fonte contamos com amplas instalações, salas muito mais confortáveis, que possibilitam que essas novas tecnologias sejam realizadas com muito mais segurança e conforto”, conclui o urologista.