Dinheiro, feito imbatível e vida curta: a história do Tramways mudou o futebol de Pernambuco…

20160929141800391438o

Em 22 de outubro de 1936, há exatos 80 anos, o Tramways pisou no campo da Jaqueira para fazer história como nunca foi feito no futebol pernambucano. Diante do Sport, o Elétrico, como também era chamado, construiu o placar de 3 a 2 e se sagrou campeão estadual invicto. A conquista, além de representar uma quebra no que já começava a ser a hegemonia do atual Trio de Ferro, provocou mudanças significativas na estrutura dos campeonatos locais. O time encabeçou a profissionalização dos atletas, com pagamentos de salários. Começou a substituir o conceito do jogo pelo amor à camisa, desenhando uma trajetória meteórica e vitoriosa no estado, alcançando, no certame seguinte, um bicampeonato invicto. Feito nunca igualado no estado.

A conquista do Tramways, em 1936, representou a última sem o pagamento aberto de dinheiro aos jogadores. Mas, antes mesmo da mudança, a equipe já provocava discussões acaloradas sobre o tema. A inscrição do time tricolor aconteceu em 9 de março de 1934, substituindo a equipe antes chamada de Tuiuti Força Esporte Clube. A decisão foi anunciada em publicação no Diario de Pernambuco e era fruto do investimento pesado da empresa The Pernambuco Tramways & Power Company Limited, de Londres.

A companhia veio ao Recife para instalar e executar o serviço de bondes elétricos. Posteriormente, também chegou a explorar a distribuição da energia elétrica na capital pernambucana. Convivia com reclamações da população nos periódicos sobre os serviços. Até que o time também ganhou espaço nas páginas dos jornais em uma tática que é usada por muitas empresas que patrocinam o futebol até hoje.

Consolidado rapidamente nos campos com o caixa recheado de dinheiro, o clube protagonizou um desentendimento com o Diario de Pernambuco, em 23 de novembro do 1934, em virtude da sua política. Uma reportagem revelou a tentativa de contratação de Alfredinho, do Flamengo, e não agradou aos dirigentes do time.  

Continue lendo: Superesportes