A presidente Dilma Rousseff, pré-candidata à reeleição pelo PT, está decidida a intensificar o contato direto com o eleitor. Restabelecida do susto inicial com a perda de quatro pontos para o presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB-MG) e com um segundo turno que pode virar realidade, Dilma partiu para a ofensiva, se aproxima mais do povo, é assediada, distribui simpatia e posa incontáveis vezes para fotos. Disse até que ganhou um apelido novo: “Dilma Rousselfie”, em referência aos autorretratos compartilhados na internet.
A presidente também tem se aproximado mais da imprensa, apesar do apoio nada discreto da velha mídia familiar às candidaturas da oposição. Essa semana ela recebeu um grupo de mulheres jornalistas para um jantar que durou mais de quatro horas, em que respondeu a todas as perguntas.
Mesmo com os números na mão que atestam vitória, tanto sobre Aécio Neves quanto sobre Eduardo Campos (PSB) em todas as regiões do país, Dilma e os seus estrategistas acreditam que o momento é de por o bloco na rua, de interagir com o eleitor, abraçá-lo, ouvi-lo, estar junto dele.
Não por acaso a presidente tem participado com mais frequência de eventos fora do Palácio do Planalto. Entre os favoritos da presidente estão as formaturas dos alunos no Pronatec, criado por ela para aumentar a oferta de mão de obra técnica nas grandes e médias cidades brasileiras. Dilma não esconde seu carinho pelos alunos, na maioria das vezes quebra o protocolo para estar próximo aos jovens, adentrar nesse importante nicho eleitoral.
Nesta segunda-feira, 12, a presidente irá mais uma vez testar sua popularidade no ninho do seu principal adversário. Em Ipatinga (MG), Dilma assina ordens de serviço das obras de duplicação da BR-381, no trecho de 303 km de Belo Horizonte a Governador Valadares. E com direito a muitos ‘selfies’. (Do portal BR 247)