Dia Municipal da Fibromialgia é aprovado na Câmara de Vereadores de João Alfredo

Foi aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de João Alfredo, Agreste Setentrional de Pernambuco,  realizada na manhã desta segunda-feira (07), o Projeto de Lei Legislativo nº 03/2025, de autoria do vereador Peu de Brejinhos (Solidariedade), que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, uma doença que acomete milhões de pessoas, algumas delas sendo joãoalfredenses. A matéria segue para a sanção do prefeito Zé Martins (PSB). 

De acordo com o texto do projeto, a fibromialgia é uma síndrome que se manifesta por dores no corpo, e é mais frequente entre mulheres. Sintomas como dores musculares, nos tendões e articulações, cansaço intenso, dores de cabeça, tontura, insônia, dificuldade de concentração, perda de memória, ansiedade, depressão, formigamentos, dormências, frio excessivo e alterações intestinais e urinárias são sintomas da doença.

Ainda de acordo com a proposta, a estimativa é que de 5% a 10% da população seja afetada pela doença, que não tem cura. Ela tem o tempo médio de três anos para diagnostico no Brasil. 

Segundo o vereado Peu de Brejinhos,  a desinformação é um dos fatores que levam a população a não fazer um tratamento adequado em tempo. “A depressão está presente em 50% dos pacientes com fibromialgia, além da queixa de dores pelo corpo. É necessária a conscientização e apoio do poder público, através dos setores da saúde” afirmou.

O dia 12 de maio é reconhecido internacionalmente como o Dia da Fibromialgia, data ainda não reconhecida no Brasil. Segundo o proponente, além de promover informações sobre a doença, criar uma lei que torna o  12 de maio em João Alfredo como data municipal de conscientização da doença, proporcionará conhecimento e orientação aos portadores da síndrome. Serão desenvolvidas na data, campanhas educativas e de esclarecimento  à população e aos profissionais de saúde.(Foto: Kaique Batista)