Diário de Pernambuco – Pautar, apurar, escrever e informar fatos relevantes e verídicos para a população. Essas são algumas das principais funções dos jornalistas, que desempenham um papel importante na manutenção da democracia, da proteção de direitos e liberdades individuais através de notícias regionais, nacionais e internacionais. Neste domingo (7), os profissionais são celebrados e reconhecidos pelo Dia Nacional do Jornalista.
A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1931 com o objetivo de homenagear o jornalista e médico brasileiro Giovanni Battista Líbero Bandaró, assassinado por seus opositores políticos em 1830, em São Paulo. A morte dele contribuiu para o início do movimento popular responsável pela abdicação de Dom Pedro I do trono brasileiro em abril do ano seguinte. Além da homenagem, o Dia do Jornalista também é um lembrete dos perigos que os jornalistas estão sujeitos no exercício da profissão.
Para Carlos Frederico Vital, presidente do Diario de Pernambuco, os jornalistas são os maiores responsáveis pela trajetória de prestígio do veículo no cenário jornalístico brasileiro. “O Diario de Pernambuco é um patrimônio do estado e de todos os brasileiros e brasileiras. É um grande orgulho para mim poder fazer parte deste jornal, no momento em que caminha para chegar ao seu bicentenário. Poucas empresas privadas têm esse privilégio. E só podemos chegar a este marco inédito com a colaboração e compromisso dos nossos jornalistas com a democracia, ética e verdade dos fatos”, homenageia.