Blog Ponto de Vista – A eleição para o comando da Mesa Diretora da ALEPE para o Biênio 2025/2026, que ocorre nesta segunda (02/12), tem na disputa pela Primeira-Secretaria o embate mais esperado. O que está em jogo é o segundo cargo de maior prestígio e importância do Legislativo Estadual.
De um lado Gustavo Gouveia (Podemos) busca a reeleição para o posto, enquanto que do outro lado Francismar Pontes (PSB) corre para desbancar o colega. Tanto Gouveia, quanto Francismar esbanjam confiança na vitória. Em conversa com deputados ao longo da última semana percebi que poucos ousaram cravar o nome do provável vencedor. Se de um lado Gustavo contabiliza um expressivo número de apoios que fizeram questão de posar para foto ao seu lado, do outro Francismar aposta nas declarações que tem recebido na surdina.
É inegável a capacidade de articulação de Gustavo Gouveia, porém é também possível reconhecer que Francismar faz jus ao sobrenome “Pontes” e figura como um dos parlamentares mais queridos da Casa. A expectativa é que a apuração seja um verdadeiro teste para cardíaco.
A disputa por espaço na Mesa Diretora na ficará restrita apenas à Primeira-Secretaria. Fabrício Ferraz (SD) e Aglailson Victor (PSB) irão medir forças pela 2ª Vice-presidência.
Por sua vez, existe também a expectativa de que Rodrigo Farias (PSB) e Izaías Régis (PSDB) se enfrentem pela 1ª Vice-presidência. O PSB chegou a externar que teria um nome para concorrer à 2ª Secretaria, mas ninguém se colocou à disposição para concorrer contra Claudiano Filho (PP).
Por sua vez, o presidente da ALEPE Álvaro Porto (PSDB) vai para a reeleição sem nenhum concorrente.