Dia de São Jorge: saiba a história de um dos santos mais populares em todo o mundo

Cláudio Gabriel / CBN/Rio de Janeiro – Todo dia 23 de abril, os cariocas já sabem das celebrações para o Dia de São Jorge, santo venerado da Igreja Católica. Muitos devotos vão vestidos de vermelho e branco e chegam antes do dia nascer, na alvorada, em igrejas, em especial a de Quintino, na Zona Norte da capital.

O dia também é marcado por foguetórios e feijoadas especiais para homenagear o santo guerreiro.

Apesar disso, São Jorge não é o santo padroeiro nem do estado e nem da cidade do Rio. De toda forma, seu apelo perante aos fiéis fez a data se tornar, a partir de 2001, feriado na capital fluminense. Em 2008, a data foi elevada ao status de estadual, valendo para todos os municípios.

Pelo Brasil, alguns outros locais comemoram e também feriado pela data. São eles: São Jorge de Ilhéus, na Bahia; São Jorge d’Oeste, São Jorge do Ivaí e São Jorge do Patrocínio, no Paraná; e São Jorge, no Rio Grande do Sul.

No mundo, a data também é celebrada em províncias do Canadá, da Espanha, Albânia e Etiópia, além do Reino Unido, Portugal, Geórgia e Bulgária.

Mas por que a comemoração em 23 de abril?

São Jorge é um dos poucos santos celebrados pela Igreja Católica, Ortodoxa e ainda reconhecido pelas religiões de matriz africana. É um homem com uma lança em cima de um cavalo, que teria combatido um dragão, muito associado a uma ideia clássica do cavaleiro medieval.

Ele teria nascido em 280 d.C. na Capadócia, uma região da Turquia. Chegou a migrar para Palestina e até mesmo integrou o Império Romano depois de 300 d.C. De acordo com o Vaticano, Jorge teria sido decapitado por se recusar a perseguir cristãos. A data de sua morte é justamente em 23 de abril e, por isso, ficou marcada como a de celebração.

Estátua de São Jorge em igreja Católica. — Foto: Tomaz Silva/ABr

Estátua de São Jorge em igreja Católica. — Foto: Tomaz Silva/ABr

Quais são os famosos devotos de São Jorge?

São Jorge é um dos santos com mais devotos entre as celebridades. Os casos mais conhecidos são de Jorge Ben Jor, Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, que já até fizeram músicas em homenagem ao santo guerreiro. Entre os cantores, há também Seu Jorge e Alcione, que já fizeram gravações sobre o São Jorge. Além deles, as atrizes Regina Casé e Giovanna Antonelli já demonstraram sua devoção.

Como é a oração de São Jorge?

 

São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, rogai por nós. Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança, abre meus caminhos.

Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem em pensamentos possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem ao meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. E que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que vos peço (o pedido é citado aqui).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. São Jorge, rogai por nós. Amém.