Dia de São João

Calendarr – O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, data que comemora o nascimento de São João Batista, o santo popular mais comemorado no Brasil.
Embora não seja feriado, o Dia de São João faz parte das comemorações das tradicionais festas juninas. Essas festas típicas em todo o Brasil são comemoradas durante todo o mês de junho e homenageiam três santos populares, sendo São João conhecido como o “santo festeiro”. 
História de São João Batista
São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.
Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.
No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.
No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.

Festa de São João: o que é e como é comemorada 

A festa de São João, ou festa junina, é uma festa muito popular no Brasil. Ela é marcada por danças, pratos típicos e brincadeiras. A quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras.
Além dos tradicionais balões e fogueiras, várias brincadeiras dão mais brilho à festa. São exemplos: pescaria, cadeia, correio-elegante e boca do palhaço.
Esta festa também é marcada pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como: rapaduras, amendoim, bolo de milho, cocada, curau, canjica, bolo de macaxeira / mandioca, paçoca, pé de moleque.
Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João. Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas.
Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes.