Detran-PE
Dirigir ciclomotor sem habilitação, a partir de hoje (01/03), será multado. A infração é considerada gravíssima, com valor de R$ 574,62, ou seja, R$ 191,54 multiplicado por 3 vezes, com base no artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Ontem, 29 de fevereiro, foi o fim do prazo do Governo Federal para que os condutores se habilitassem com Carteira Nacional de Habilitação – CNH, categoria A, essa dá direito a dirigir motocicleta e ciclomotor, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC, para conduzir somente ciclomotor, ou seja, cinquentinha.
Hoje, numa parceria entre a Operação Trânsito Seguro – OTS, do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, e Operação Corredor Periférico, do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran, foi realizado hoje (01), blitz no Recife e Região Metropolitana do Recife – RMR, exigindo habilitação. A partir de agora, os condutores não habilitados que forem parados nas blitzs terão que solicitar que uma pessoa habilitada para levar o veículo. Se isso não acontecer, o ciclomotor será apreendido.
Vale lembrar que, quem não estiver habilitado, a multa ficará com a infração associada ao chassi do veículo e será obrigado a pagar quando fizer o licenciamento.
Continua…