Diário de Pernambuco – Os deputados estaduais Cléber Chaparral (UB) e Simone Santana (PSB) apresentaram, nesta segunda-feira (13), uma série de cobranças à governadora Raquel Lyra (PSDB) por melhorias no sistema de abastecimento de água no estado. Durante a campanha de 2022, a tucana fez duras críticas à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e prometeu intervir no órgão caso vencesse a disputa para o Palácio do Campo das Princesas.
Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (PSB), a parlamentar socialista, que integra a bancada de oposição a Raquel, disse as obras para instalação do sistema de tratamento de água no município de Jaqueira se arrastam há pelo menos 10 anos – período em que o governo estadual era comandado por Paulo Câmara, ex-PSB – e foram paralisadas faltando menos de 30% para a conclusão dos serviços.
“A cidade conta com uma estrutura quase pronta para garantir o abastecimento de água regular e clama pela conclusão dos trablhos”, disse Simone. A deputada formalizou um pedido à governadora Raquel Lyra por meio da Indicação 63/2023. “É preciso que o governo estadual firme um pacto pela garantia de água nas torneiras das famílias”, acrescentou.
As cobranças foram reiteradas pelo ex-prefeito de Orobó. Cléber Chaparral esteve com dirigentes da Compesa para uma reunião de alinhamento e reivindicou melhores condições no sistema hídrico. “Há cidades no Agreste e Sertão em que o abastecimento se dá de forma racionada e, em algumas localidades, a água sequer chega às torneiras. Estamos aqui para cobrar soluções”, pontuou o deputado.