Há pouco menos de um ano para tentar a reeleição, a prefeita de Surubim, Ana Célia Farias(PSB), está começando a mandar ‘dar um grau’ na cidade, sobretudo nas praças e ruas. Nos quase três primeiros anos da gestão socialista, a prefeita teve como marca o descaso com a cidade.
Nos três primeiros anos da gestão Ana Célia Farias, Surubim ficou mal cuidada além da conta. As ruas sujas, com lixo espalhado e restos de construções amontoados, trânsito caótico sem qualquer intervenção do Município, espaço da feira livre sem melhorias na infraestrutura, ruas e avenidas esburacadas, asfalto se acabando, praças entregues ao abandono.
Com esse cartão de visita, seria difícil Ana Celia Farias entrar nas casas das pessoas e pedir voto para ser prefeita por mais quatro anos. Assim, praticamente às vésperas da campanha eleitoral, surge a chamada ‘operação botox’. A ideia é maquiar mesmo a cidade e depois sair pedindo o voto das pessoas.
A ‘operação Botox’ começa pela praça do Cinema. Lá o cenário é de abandono. As pessoas conviveram com a falta de conservação durante esses quase três anos da gestão Ana Célia Farias. Até agora por lá, a única ação da prefeitura foi usar o espaço como depósito provisório de lixo reciclável.
‘Não precisava deixar a praça se acabar assim. Isso aqui, três pedreiros e três serventes trabalhando, tudo ficaria uma beleza. E não gastava muito não. A gente vê que com R$ 30 mil resolve. Mas ninguém quer fazer assim. Só querem cercar tudo de tapume e dizer que foi não sei quanto’, afirma José Luís, o ‘Dé Barbeiro’, que trabalha em um dos pontos comerciais no entorno da praça.
Além da praça do Cinema, a ‘operação Botox’ da prefeitura vai revitalizar as outras não menos abandonadas praças espalhadas por diversos bairros e localidades de Surubim. A maquiagem é base para candidatura à reeleição.
A estratégia é difícil, e, caso a prefeita tenha concorrente competitivo, complica. Hoje se aposta no ‘antes tarde do que nunca’ e no estilo ‘se colar, colou’, para emplacar o ‘é com ela que vou’, slogan usado pelos socialistas para chamar os militantes para campanha da reeleição.
Entretanto, para conseguir repactuar o voto com o eleitor e conquistar a reeleição, a prefeita Ana Célia Farias tem um desafio bastante complicado pela frente.
Cercada por tapumes, não existe placa fixada com as informações da obra, sobretudo quanto vai sair do bolso do contribuinte para bancar o não divulgado custo, sabe-se lá se ‘cinematográfico’, da ‘nova’ praça do Cinema. (Albérico Cassiano)