Diário de Pernambuco – A pesquisa Datafolha, encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru e divulgada nesta quarta-feira (29), aponta um empate técnico entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra (PSD) na corrida pelo Governo de Pernambuco.
Na pesquisa espontânea — modalidade em que os entrevistadores não mencionam os nomes dos candidatos e o eleitor responde livremente —, ambos aparecem com 23% das intenções de voto. O resultado indica que, sem a sugestão dos nomes, o nível de lembrança e associação dos eleitores aos dois é semelhante.
O cenário difere da pesquisa estimulada, em que João Campos lidera com 52% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra soma 30%. A diferença mostra que o prefeito tem vantagem quando seu nome é citado, mas que, espontaneamente, a governadora mantém competitividade e presença entre os eleitores.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, com 1.022 entrevistas em todo o estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.