Danilo Cabral (PSB), candidato ao governo de Pernambuco, participou ontem (25) de uma plenária para discutir a educação do estado, no Teatro Boa Vista, no Centro do Recife.
No encontro, ele prometeu fortalecer e implementar programas de valorização dos professores da rede estadual, se for eleito.
Entre as propostas de Danilo Cabral estão a valorização dos professores e a participação popular na gestão das escolas.
“Vamos avançar também no que eu chamo de radicalidade democrática. Garantir os espaços de discussão, de diálogo, fortalecimento dos conselhos escolares, participação dos grêmios, e o próprio processo de eleição dos gestores, vinculado, também, ao atingimento de metas”, afirmou.
Danilo Cabral também falou sobre políticas em vigor nas gestões do PSB, partido que há 16 anos está à frente do Executivo pernambucano. “Nós implantamos o piso salarial dos professores de forma integral no plano. Isso representou um reajuste da ordem de 35%”, disse.
Ele afirmou, ainda, que foram atualizados os valores do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), que é concedido a professores a partir do atingimento de metas na rede pública estadual.
“Pagamos agora os precatórios atrasados a professores, do Fundeb, um importante ganho também pago de forma integral aqui em Pernambuco, mas, além da remuneração, tem uma política de valorização que fala para outros benefícios”.
O candidato do PSB a governador também disse que vai garantir o direito dos professores ao Programa Ganhe o Mundo, que leva alunos do ensino médio estadual para estudar no exterior. Esse projeto foi enviado pelo governador Paulo Câmara (PSB) aos deputados estaduais, aprovado e sancionado.
“Uma experiência que vinha sendo adotada com sucesso para os alunos, e que agora vai dar oportunidade para professores também fazerem intercâmbio fora em outros países para melhorar sua capacitação”, afirmou.