Nesta sexta-feira (1º/5), o Brasil confirmou mais 428 mortes pelo novo coronavírus e, com isso, ultrapassou a marca dos 6 mil óbitos. No total, o país tem 6.329 vítimas da doença. O sistema também recebeu mais 6.209 novos registros e, com isso, o país tem, na somatória, 91.589 infectados.
Há quatro dias consecutivos o Brasil confirma mais de 400 mortes pela Covid-19 foram confirmadas diariamente. Na terça (28/4), o Brasil bateu recorde com 474 mortes confirmadas de um dia para o outro.
Segundo o balanço do Ministério da Saúde, os estados mais afetados são São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Amazonas, Maranhão, Pará e Bahia. Os oito estados tem mais de 100 óbitos registrados cada e concentram 5.572 mortes, ou seja, 88% dos óbitos no Brasil.
O governardor do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou mais cedo que cumprirá a decisão judicial de lockdown na Ilha de São Luís. A decisão entra em vigor a partir da próxima terça-feira (5/5).
“Quem insistir em descumprir as orientações estará simultaneamente infringido normas governamentais, leis e decisão do Poder Judiciário. As autoridades policiais irão assegurar o cumprimento do que a justiça determinou”, disse o governador.
As medidas visam conter o aumento de casos confirmados e óbitos pela Covid-19. Flávio Dino ainda anunciou a suspensão das aulas na rede estadual, municipal e privada por todo o mês de maio.
São Paulo, epicentro da doença no Brasil, continua sendo o estado com mais vítimas e casos da Covid-19. O estado tem 30.374 casos e 2.511 óbitos.