Por Betânia Santana/Do Blog da Folha – Reviravolta na disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O atual presidente e ex-prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (Podemos), e o prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), fecharam acordo nesta quarta-feira, em Brasília, onde participam do encontro nacional de prefeitos.
Vão repetir o modelo de consenso do último biênio firmado entre Gouveia e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), e vão compartilhar o mandato 2025-2026.
A ideia é que Marcelo Gouveia siga à frente da entidade este ano e Pedro Freitas assuma em 2026, quando Gouveia terá de licenciar-se para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados.
Elcione Ramos, prefeita de Igarassu, cotada inicialmente para ser vice de Pedro Freitas, ocupará a primeira-secretaria. Automaticamente, ela passará a vice-presidente em 2026.
Marcia Conrado será a secretaria da Mulher. Os consórcios estarão representados pelos prefeitos de Cabrobo, Galego de Nanai, e Júnior, de Saloa.
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinicius Labanca (PSB), foi um dos articuladores do consenso, que contou também com Josafá Almeida, de São Caetano; Elcione Ramos, de Igarassu, além de Márcia Conrado, Gouveia e Pedro Freitas.
A eleição acontece no dia 27 e a próxima segunda-feira, 17, será o último dia para inscrição das chapas.
História
Em 2023, foi o ex-presidente da associação, o então deputado José Patriota, quem propôs compartilhar o mandato para se conseguir o consenso na eleição da Amupe, para o biênio 2023-2024.
A gestão alternada na presidência começou com Márcia Conrado, em 2023, e coube a Marcelo Gouveia assumir o comando no ano seguinte.