Luiz Fernandes/Blog Portal de Prefeitura – Após as eleições gerais deste ano, outra disputa começa a movimentar os bastidores políticos em Pernambuco. Com o resultado das urnas, no dia 2 de outubro, deu início às articulações sobre o comando da Assembleia Legislativa em 2023.
Na Alepe, dos atuais 49 deputados estaduais, 25 foram reeleitos e 24 são novatos. O Portal de Prefeitura fez um levantamento sobre os nomes cotados para a presidência do legislativo estadual, com o apoio da governadores eleita Raquel Lyra (PSDB).
Veja também:
>>>Equipe de Raquel Lyra vai ao TCE contra obra emergencial no presídio do Curado e alega ausência de saldo orçamentário para 2023
O atual presidente, o deputado estadual Eriberto Medeiros (PSB), foi eleito deputado federal, assim como o primeiro-secretário, o deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). Ambos foram reconduzidos aos respectivos cargos na Mesa Diretora para o segundo biênio da 19ª Legislatura.
Único concorrente de Eriberto para comandar a Casa de Joaquim Nabuco na época foi o deputado Álvaro Porto (PTB), oposição ao atual governo Paulo Câmara, mas teve apenas 14 votos.
Confira lista com os possíveis nomes para presidência da Alepe e primeiro-secretário, com apoio da governadora eleita Raquel Lyra:
PP – Pr Cleiton Collins
PL – Cel Alberto Feitosa
Republicanos – Mário Ricardo
PSDB – Álvaro Porto
PSDB – Izaias Regis
PSB – Simone Santana
Sobre o papel do presidente
Dentre suas funções, cabe ao presidente, determinar as atividades parlamentares, presidir as sessões plenárias, reuniões da mesa diretora entre outras competências internas. Nos termos da Constituição Estadual, é o presidente quem dá a posse aos deputados estaduais e promove também a posse do governador e vice-governador do Estado.
O presidente poderá a qualquer momento, substituir, nos termos da Constituição do Estado, o Governador do Estado. Quanto às sessões, na ausência do presidente da casa legislativa, sempre que o mesmo não se achar no recinto à hora regimental do início dos trabalhos, o vice-Presidente o substituirá no desempenho de suas funções, cedendo-lhe o lugar logo que ele estiver presente.