Confira os 10 principais fatos que marcaram Pernambuco em 2021

Laura Machado/Folha de Pernambuco
O ano de 2021 foi marcado pelo início da imunização contra a Covid-19 no Estado de Pernambuco, por casos da Síndrome de Haff, ataques de tubarão na orla de Piedade e também pelo plano de flexibilização do governo estadual em relação ao coronavírus – que não incluiu a festa de Réveillon. Confira:
1 – Pernambuco inicia a vacinação contra o coronavírus 
Em um momento histórico para Pernambuco, no dia 18 de janeiro foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Estado. A primeira pessoa a receber o imunizante foi uma profissional da linha de frente no combate à doença, a técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos.
O momento foi de muita emoção para Perpétua, mas também carregado de esperança para toda a população do Estado. Com a chegada da vacinação, a ciência tomou um lugar de destaque nos debates sobre a doença.
Lote das primeiras vacinas contra Covid-19 sendo aplicadas em técnicas de saúde do Hospital Osvaldo Cruz Lote das primeiras vacinas contra Covid-19 sendo aplicadas em técnicas de saúde do Hospital Osvaldo Cruz / Foto: Paulo Almeida / Folha de Pernambuco
2 – Mulher morre de Síndrome de Haff após ingerir peixe
Com sintomas de fortes dores musculares, rigidez no corpo, pressão alta e urina de cor escura, as irmãs Flávia e Priscyla Andrade foram internadas no Recife após se alimentarem com um peixe da espécie Arabaiana. O diagnóstico de Síndrome de Haff, doença popularmente conhecida como “doença da urina preta”, foi o mesmo para ambas, mas o caso de Priscyla se agravou e ela veio a óbito em março. Essa síndrome é proveniente de uma toxina que pode se desenvolver em peixes não tratados adequadamente antes de serem servidos.
A médica veterinária Pryscila Andrade, de 31 anosVetérinaria Pryscila Andrade / Imagem: Arquivo Pessoal
3 – Área da praia de Piedade é interditada após ataques de tubarão
Parte da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, foi interditada e proibida para banhos de mar após dois ataques de tubarões em 15 dias. Os incidentes aconteceram no trecho que vai da igreja de Piedade, conhecida como “Igrejinha”, até o hotel Barramares. A primeira vítima foi um homem de 51 anos, atacado e morto no dia dez de julho. Quinze dias depois, uma nova vítima, de 32 anos, foi atacada na mesma região, ao nadar em águas rasas. Ele sofreu ferimentos na perna esquerda e sobreviveu. 
Movimentação no local do ataque de tubarão em Piedade Foto: Arthur Mota 
4 – Balas de borracha causam danos a visão de duas pessoas em manifestação contra Bolsonaro
Dois homens foram atingidos no olho por balas de borracha disparadas por policiais militares durante manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro, em maio, no Centro do Recife. As vítimas foram Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, que sofreu uma lesão no olho esquerdo e Jonas Correia de França, de 29 anos, que sofreu danos ao olho direito.
Ação Policial para dispersar os manifestantes Ação Policial para dispersar os manifestantes Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco
5 – Mulher foi vítima de feminicídio no incêndio de apartamento em Boa Viagem
Murilo Gomes e Ana Victória Cavalcanti foram encontrados mortos dentro do apartamento da mulher, no bairro de Boa Viagem, após incêndio ocorrido em agosto no local. O corpo de Ana foi encontrado na sala do imóvel, carbonizado, enquanto o do homem estava no quarto e com sinais de facadas.
Para os familiares de Ana Victória, a mulher foi vítima de feminicídio, enquanto os parentes de Murilo descartaram essa versão. Em setembro, a Polícia Civil de Pernambuco concluiu a investigação e divulgou que Murilo matou a namorada enquanto ela dormia e, depois de se ferir com uma faca, ateou fogo no corpo da mulher e morreu por inalação de fumaça.
Apartamento onde o crime ocorreu Apartamento onde o crime ocorreu/ Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco
6 – Adolescente tem braço amputado em acidente em ônibus
Um jovem de 16 anos sofreu um acidente no ônibus em que estava ao colocar o braço para fora da janela e bater em um poste em setembro. De acordo com o boletim médico feito pelo Samu, Ewerson Pedro Ferreira da Silva sofreu uma amputação traumática e foi encaminhado ao Hospital da Restauração para procedimentos de urgência. O jovem ainda passou por uma cirurgia de reimplante, mas o procedimento não teve sucesso.
Ewerson Pedro Ferreira da Silva/ Foto: Cortesia
7 – Criança é atingida por queda do muro do metrô
Uma menina de oito anos ficou ferida em outubro após parte do muro do Metrô do Recife desabar sobre ela, na comunidade do Coque. Kemilly Kethelyn Lino da Silva sofreu politraumatismo e foi levada ao Hospital da Restauração, onde passou por uma cirurgia na bacia. Moradores do Coque protestaram pedindo por justiça. Através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), o Estado de Pernambuco entrou com uma notícia-crime contra a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o metrô, pedindo urgência na investigação do caso e a punição dos responsáveis.
Local onde houve o acidente  Local onde houve o acidente / Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco
8 – Recém-nascido é abandonado dentro de sacola
Um bebê foi encontrado em novembro dentro de uma sacola no Sítio Histórico de Olinda. O homem que supostamente havia encontrado a criança identificou-se como um vendedor ambulante e a levou para o Hospital Tricentenário. O Conselho Tutelar de Olinda descobriu que o homem era na verdade o pai do recém-nascido. A mãe do bebê não teve a identidade revelada, mas a Policia Civil de Pernambuco informou que o casal deixou a criança no hospital por motivos financeiros.
Foto: Reprodução/ TV Globo
9 – Surto de lesões de pele pode ser proveniente de cerdas de mariposa
Mais de 600 casos de lesões de pele foram registrados no Estado em novembro. A Secretaria de Saúde de Pernambuco criou um grupo para identificar a origem do surto e suspeita que o problema pode ter sido causado pelas cerdas de mariposas de gênero Hylesia. Essa hipótese segue sendo investigada no Estado, mas a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) considera a causa um fato concreto. 
Lesões de peleLesões de pele/ Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco
10 – Governo do Estado flexibiliza medidas nas escolas, e festa de Réveillon é cancelada
Governo de Pernambuco anunciou em dezembro o fim da obrigatoriedade do distanciamento de um metro entre bancas nas escolas e do rodizio de estudantes, que se dividiam entre aulas presenciais e on-line. Apesar das flexibilizações, a festa de Réveillon na praia de Boa Viagem não acontecerá neste ano para evitar aglomerações. Apenas a queima de fogos foi mantida pelo prefeito do RecifeJoão Campos.
Escreva a legenda aqui