Via facebook FADIRE
Diante da repercussão que temos acompanhado acerca da nota oficial que a Direção da Fadire fez constar em seu Facebook e de possíveis mal entendidos, vimos esclarecer sistematicamente o seguinte:
1- Primeiramente, a Fadire é uma IES devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, através da Portaria nº 3.806/2004 e este credenciamento não só é válido na atualidade como temos conquistado no final do ano que findou, a acessibilidade ao FIES e PROUNI para nosso alunado, dentro das regras próprias dos mesmos. Embora haja quem queira descaracterizar nosso trabalho como sendo de menor dignidade, não é assim que o MEC nos trata!
2- Em segundo lugar que, não cabe qualquer dúvida de que o Programa de Extensão, não só da Fadire, mas de qualquer Faculdade credenciada pelo MEC é válido, e que o império da Lei é irrefutável nos termos que, esperamos, sejam verificados com o mesmo afã inquisitivo de quem deseja destruir nossa imagem – referimo-nos à LDB – Lei nº 9.394/96 (Artigo 43, Inciso VII e VIII e do Artigo 44, Inciso IV). Portanto, declarar que os Cursos de Extensão são “cursos livres, sem validade ou sem possibilidade de aproveitamento”, é coisa de quem não entende absolutamente nada sobre a pauta clarificada nos Artigos enunciados e legislação pertinente.
3- Em terceiro lugar que, a legalidade do PROEX/Fadire não recebeu qualquer óbice do Ministério da Educação em nenhum momento e, por esta razão, não está nossa IES suspensa pelo MEC que, segundo o Decreto nº 5.773/06 (Artigo 3º) compete fiscalizar as IES de toda República acerca de pautas como as que temos experienciado aqui.
4- Em quarto lugar, temos que deixar claro que é de notório conhecimento de todos os que conhecem esta Instituição, que a Justiça Federal em Caruaru prolatou uma decisão liminar e não uma sentença transitada em julgado, para que, diante de uma manifestação do Ministério Público, as ações do Proex fossem paralisadas até que, e isto deve ser bem entendido, o mérito seja devidamente esclarecido e resolvido. À esta decisão, como tem que ser, esta Diretoria simplesmente acata como organização republicana e fiel à legalidade, humilde diante da nobre Magistratura.
Continua…