Com procura menor, lojas investem em combos para Dia dos Namorados…

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Diante das estatísticas nada animadoras de desemprego e inflação, 2016 tem se consolidado como o ano das “lembrancinhas” até mesmo em datas especiais. No Dia dos Namorados, a situação não será diferente, pelo que demonstram os números da pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE). De acordo com o levantamento, apenas 42,4% dos entrevistados pretendem comemorar a data, ou seja, 3,7% a menos do que no ano anterior.

A falta de dinheiro, o desemprego e o endividamento são os principais motivos enumerados por quem pretende deixar de comemorar o dia. Segundo o economista Rafael Ramos, quem pretende celebrar terá cautela na hora de escolher o presente ou o restaurante. “Com a inflação corroendo o poder de compra, a renda das pessoas está mais direcionada à habitação e ao transporte. Essa ainda é uma data de muita tradição e será comemorada, mas de forma reduzida.”, explica.

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De acordo com o levantamento, 54,3% dos consumidores prefere as lojas de shoppings para efetuar a compra. Roupas e acessórios estão em primeiro lugar entre as intenções de presentes, seguidas de perfumes ou cosméticos e calçados. “O consumidor irá comprar quando perceber que o preço está realmente abaixo da média. A estratégia de desconto deve ser a mais efetiva”, comenta Ramos.

Além da baixa nos preços, o combo de produtos do mesmo é outra estratégia usada por quem espera rotatividade no estoque. “Percebemos que o cliente deixou a compra por impulso de lado e, por isso, estamos investindo em combos de pares de calçado por um preço fixo”, explica a gerente de marketing de uma loja de sapatos, Eliana Müller.

Para ela, os clientes têm recebido bem a proposta, apesar da difícil conjuntura econômica. “O comprador perdeu o apego às marcas e está circulando mais, vendo mais lojas e assim que percebe uma boa oportunidade de preço, ele faz a compra”, observa a gerente.

Ainda segundo o levantamento, 33,8% dos que pretendem celebrar a data optaram pela ida a um restaurante, com ticket médio de R$ 174,00. Nesses estabelecimentos, a ideia dos combos também é aproveitada, mas adaptada à realidade do segmento. Além de criar um menu específico, os empresários do setor não descartam o abatimento dos valores e adotam, inclusive, descontos para aumentar o número de reservas.

“Optamos por criar um cardápio fechado para quem vai comemorar o Dia dos Namorados, inclusive com um valor menor em relação ao ano passado. Acredito que isso atrai mais os clientes, já que eles podem pedir entrada, prato principal e sobremesa por um valor único”, comenta a empresária Fátima Assunção.

Sem expectativa para temporários
Apesar de ser considerada a quinta data mais importante para o comércio, perdendo para o Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, a data reservada especialmente para os enamorados costuma trazer otimismo para quem procura um emprego, já que há uma tradição de contratar temporários para aproveitar o reforço de profissionais para as festas juninas. Essa prática, no entanto, será escassa em 2016, já que 91,6% dos empresários não irão contratar mão de obra. Fonte: G1