Com a proximidade da eleição para governador de Pernambuco, os prefeitos têm tomado uma importância ainda maior no mapa eleitoral. Super valorizados, alguns tem sido buscados a preço de ouro. Principalmente quando bem avaliados e com grande potencial de transferência de votos.
No sertão do pajeú, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado tem batido seguidos recorde de aprovação. Chegou nos seis primeiros meses com mais de 70%, e em pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 9 de dezembro, ultrapassou os 84% de avaliação positiva.
Diante deste cenário, Raquel Lyra escolheu Serra Talhada para sua primeira agenda no sertão como pré-candidata a governadora. O apoio da prefeita Márcia cairia como uma luva: mulher e bem avaliada. Tudo que Raquel queira.
Quem também está na disputa pelo apoio da prefeita é o pré-candidato a governador Miguel Coelho, que aposta na ligação local para fortalecer a bandeira sertaneja.
Por fim, quem também está observando a gestora é o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio. O pré-candidato do PSB, tem conquistado apoio de vários prefeitos da oposição e buscam em Márcia uma consolidação do grupo governista no sertão, além de dar outro tombo na oposição.
Após ser apontada com tamanha aprovação, Márcia aumentou seu cacife e tem sido vista como fator decisivo para o sucesso eleitoral na área do sertão. Nos bastidores, está sendo disputada a tapas pelos que querem governar Pernambuco.