Coluna “Ponto a Ponto”, com Aldo Vilela (Diário de Pernambuco)…

cover

Coluna Ponto a Ponto

Diário de Pernambuco

25 janeiro 2016

Por Aldo Vilela e Túlio Vasconcelos

Falência do sistema prisional

Sem condições técnicas e orçamentárias de expandir o número de vagas do sistema prisional no mesmo ritmo em que aumentam as prisões feitas pela polícia e as condenações judiciais, o governo estadual vai perdendo as rédeas do sistema. Pernambuco tem a maior superlotação prisional do país, crescendo em ritmo acelerado. A estrutura não tem evoluído como deveria e a populmo acelerado e l do país a prisional. em 2016ação carcerária segue alocada em condições precárias, apesar dos recentes investimentos do governo. Pernambuco perde, a cada oportunidade, a chance de deixa de ser um dos estados mais violentos do Brasil.

Acima do peso

Pelo visto a vida em Brasília faz com que alguns parlamentares ganhem peso. Desde o início da atual legislatura até agora o deputado Kaio Maniçoba (PHS) já ganhou 13 quilos e o seu colega Tadeu Alencar (PSB) já subiu 7 quilos na balança.

Economia 

O presidente da AD Diper, Jenner Guimarães, e os economistas Sérgio Ferreira e Marcelo Barros debatem, com este colunista, os rumos da economia de Pernambuco do Brasil em 2016, a partir das 15h na Rádio CBN FM 105,7.

Maria Sebastiana

Maria Sebastiana

Educação e reeleição

A prefeita de João Alfredo, Maria Sebastiana (PSD), espera inaugurar, com o governador Paulo Câmara (PSB), até maio, a Escola Miguel Arraes, que já nasce como a maior escola municipal de Pernambuco. A prefeita diz que disputa a reeleição pregando o discurso da paz, com debate propositivo, sem agressões.

Oposição em dose dupla

A oposição até agora está rachada com duas candidaturas: do atual vice, José Martins, que rompeu e pretende disputar pelo PSB, e do ex-prefeito e ex-deputado federal, Severino Cavalcanti. Um acordo está ficando complicado porque nenhum dos dois abre mão de encabeçar a chapa da oposição.

Desemprego e saúde

O que mais preocupa os moradores do Cabo de Santo Agostinho são os números recebidos pela coluna que mostram que saúde, trabalho, segurança e educação são as pautas prioritárias para o novo prefeito que assumirá o município em 2017.

Mau exemplo

O presidente da Câmara de Surubim, vereador Fabrício Brito (PSD), afirma que o secretário municipal de Defesa Social, Capitão Reformado Reginaldo Dantas, deveria ser exonerado, e não tem moral para mandar multar, porque o carro particular dele tem R$ 14.335,20, em débitos, de acordo com o site do Detran.

Plano

Caso seja impedida pela Justiça de disputar em Vertente do Lério, a ex-prefeita e médica Wéllita Sales (PMDB), pode lançar o nome do marido, Renato Sales, ou apoiar o primo e também médico, João Batista (PSD), atual vice-prefeito rompido com o prefeito Daniel Almeida (PT), que não definiu o companheiro de chapa para disputar a reeleição.