O ex-presidente da República e senador pelo estado de Alagoas, Fernando Collor (PTB) teria dado conselhos para que a presidente Dilma supere a crise política vivenciada em 2015.
De acordo com a Folha de S.Paulo, o senador aconselhou a petista a procurar a oposição, e de forma alguma, se isolar. O isolamento da presidente é criticado até por membros do próprio PT, como o senador Humberto Costa. Os petistas acreditam que durante o primeiro mandato a presidente não soube dialogar de forma correta com a base. A mesma crítica é feita atualmente por peemedebistas, como o vice-presidente Michel Temer, que tem apontado a necessidade de ampliação do diálogo entre o governo e o legislativo.
De crise, Collor entende. Ele renunciou à Presidência em 1992 para escapar do processo de impeachment, enquanto Dilma tem enfrentado levante de parte da população e da oposição para que tenha destino semelhante. Entretanto, o impedimento do petebista só foi possível por conta da enorme insatisfação da população gerada pelo confisco da poupança dos brasileiros com mais de 50 mil cruzados novos no banco (valor atual equivalente a R$ 6 mil). A atitude do ex-presidente foi tomada um dia após a posse, sob a promessa de devolução da renda.
Já Dilma, apesar das medidas impopulares relativas aos direitos dos trabalhadores não efetuou nenhuma mudança capaz de gerar, até o momento, o clamor de impeachment com a mesma força enfrentada por Collor. (Diário de Pernambuco)