A coligação Pernambuco na Veia, representada pela candidata Marília Arraes (SD), solicitou a gratuidade das passagens no transporte público estadual neste domingo (2). O pedido, feito ao governador Paulo Câmara (PSB), se baseia na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que determinou aos estados e municípios que já tinham gratuidade de ônibus que mantenham a medida, além da exigir a operação da frota integral no dia em que será realizado o primeiro turno das eleições.
No requerimento, a candidatura expõe a necessidade do passe livre por conta do “empobrecimento da população ao logo dos anos, sobretudo diante da ocorrência da pandemia da COVID-19 e do aumento da inflação”, o que, na avaliação da coligação, “torna ainda mais pungente as dificuldades experimentadas pelos eleitores pobres para custear o seu próprio transporte até as seções eleitorais”.
O pedido também mira cidades como Caruaru e Petrolina, que têm seus próprios sistemas de transporte. Os municípios são, respectivamente, redutos eleitorais dos candidatos Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB), adversários de Marília.
Atendendo à petição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) solicitou à Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI), à Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU) e ao Consórcio Grande Recife que enviem ao tribunal o planejamento da operação dos transportes no dia da votação.