Por: Elizabeth Souza/Diário de Pernambuco – Candidato ao governo do estado pela Frente Popular, Danilo Cabral participou, ontem, do I Debate com Candidatos ao Governo de Pernambuco promovido pela Fecomércio-PE. Após a sabatina, em entrevista ao Diario de Pernambuco o postulanete disse ter “plena certeza” que será governador de Pernambuco e que a vitória virá durante o 1º turno. Apesar da convicção, a candidata Marília Arraes (SD) é quem vem liderando as pesquisas de intenção de voto no estado com ampla vantagem perante seus adversários.
Questionado sobre qual fator indica uma vitória no 1º turno – já que as pesquisas de inteção de voto mostram Danilo empatado tecnicamente com Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (UB) no 2º lugar -, o socialista menciona o histórico dos candidatos da Frente Popular nas disputas eleitorais nos últimos 16 anos. “O que me faz acreditar na vitória é o mesmo motivo que fez Eduardo Campos (PSB) e Paulo Câmara (PSB) vencerem em uma situação semelhante, o mesmo que fez Geraldo Júlio, João Campos (também alcançarem a vitória)”, avaliou Danilo.
De acordo com o socialista, desde 2006 as eleições estaduais e municipais apresentam dois fatores: os candidatos da Frente Popular, inicialmente, em desvantagem e, em seguida, virando o jogo. “A Frente Popular partiu atrás em todas as eleições, desde 2006, e sempre ganhou de lá pra cá. Como é que foi feito isso?”, questionou o socialista,emendando: “(…) a partir do momento que a gente começa a conversar com as pessoas, se apresentando, fase que tá começando agora”, destacou relembrando o início do guia eleitoral na próxima sexta-feira. “É uma oportunidade para que as pessoas possam me conhecer, conhecer a minha história, conhecer o nosso time político. Essa clareza que me dá a convicção plena que serei governador de Pernambuco”, premeditou.
Diálogo
Considerado o “candidato de Lula” em Pernambuco, Danilo disse que caso vença as eleições em outubro e o líder petista não alcance a vitória presidencial, manterá o diálogo necessário com o governo federal. “Vamos procurar o presidente, seja ele quem for. Esse é um papel institucional que precisa ser preservado”, frisou. “Espero estar na posse do presidente Lula como governador, não quero ter que avaliar uma outra possibilidade, mas qualquer que seja o presidente os interesses de Pernambuco serão preservados”, declarou.
Questionado sobre o avanço do candidato bolsonarista Anderson Ferreira (PL) nas pesquisas de intenção de voto, tendo em vista que o liberal conseguiu alcançar dois digitos e está empatado tecnicamente com Danilo, o postulante socialista disse que em Pernambuco candidato de Bolsonaro não tem chances.
“A certeza que eu tenho é que o bolsonarismo vai ser derrotado em Pernambuco, nao só Anderson, outros candidatos que dialogam com Bolsonaro também”, alfinetou Danilo se referindo a candidatos como Miguel Coelho (UB), que já nutriram proximidade ao atual presidente da República. “Pernambuco não é lugar de bolsonarista se criar”, asseverou.