As chuvas que caíram recentemente no Sertão estão ajudando a elevar o nível das barragens que abastecem Pernambuco. O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Taveres, informou que a situação dos reservatórios do Estado é satisfatória.
Com as precipitações na região do Pajeú e do Alto Pajeú, a barragem de Boa Vista chegou a sangrar. “Dessa forma, podemos voltar a abastecer a cidade de Itapetim, que há mais de 2 anos tem o fornecimento de água feito praticamente apenas com caminhões pipa“, comemora Taveres. A chuva também caiu sobre barragem de Cachoeira, que abastece Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.
O município de São José do Egito, também no Sertão, voltará a ser abastecido pelas barragens de São José I e II. “A cidade era fornecida de água pela adutora do Pajeú, mas agora os reservatórios estão com mais de 50% da capacidade“, explica o presidente da Compesa. Ele destaca ainda que a barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, também deve ter se beneficiado pela chuva, mas que os dados ainda não estão disponíveis.
Ainda de acordo com o presidente da Compesa, a alta no volume das barragens vai melhorar o abastecimento nas cidades. A barragem de Belo Jardim, no entanto, está em uma situação complicada e desta quarta-feira (30) até aproximadamente o dia 10 de abril será realizado o último ciclo de abastecimento, conforme o presidente da Compesa. “Choveu apenas 16 milímetros. Se não chover mais teremos que entrar com os caminhões-pipa e, para atender uma cidade como Belo Jardim, são necessários mais de 80 caminhões”, pontua Tavares. (Carlos Britto)