Entre as oitavas e as quartas de final da Copa do Mundo, nesta semana começa para valer o período eleitoral no Brasil. Os partidos têm até este domingo, 29, para realizar suas convenções. O prazo para o registro dos candidatos e das coligações encerra-se no sábado, 05. E os concorrentes estão liberados para fazer propaganda a partir de domingo, 06. Tudo isso será feito com o olho no espaço que cada um terá no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, com início marcado para 19 de agosto.
Pela legislação e pelas regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos poderão usar na propaganda eleitoral de seus candidatos em âmbito regional (governador e deputados federal, estadual e distrital) a imagem e a voz do candidato ou do militante do partido que integre a coligação em âmbito nacional.
As eleições são consideradas gerais e o eleitor vai eleger : Presidente da República, Governador, 1 Senador e Deputado Federal e Estadual em 5 de outubro próximo. A partir do próximo domingo (06), candidatos poderão fazer funcionar, das 8h às 22h, alto-falantes ou amplificadores de som. Poderão, também, realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h às 24h, e divulgar propaganda eleitoral na internet.