G1
Em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (6), o médico Drauzio Varella falou da pandemia de Covid-19 no Brasil. Segundo Drauzio, o país, que tem o segundo maior número de mortos do mundo pela doença, chegou a esta situação por “um acúmulo de erros” que têm se repetido.
1. Chegada do vírus ao país“Primeiro, nós não nos preparamos adequadamente para a chegada do vírus aqui, e, sabidamente, ele vinha”, disse o médico.“O SUS tentou se organizar, demonstrando até grande agilidade, mas vem acumulando problemas crônicos. Quantos anos as verbas diminuindo, todos os problemas de gestão?”, ponderou Drauzio.
- 32.912 VIDAS PERDIDAS: julho foi o mês com mais mortes por Covid-19 no Brasil
Drauzio lembrou que, apesar das recomendações de cientistas sobre a necessidade de isolamento para conter a disseminação do vírus, houve “contradição” nas orientações dadas à população pelos governos estaduais e o federal.
“Todo o pessoal de ciência dizendo ‘o isolamento é fundamental’, e o governo federal apontando na direção oposta”, disse.
O médico também listou o fato de que um remédio que não tem eficácia comprovada contra a Covid-19 foi “apregoado” como a “salvação” contra a doença. Houve, ainda, a dificuldade de conseguir equipamentos para as UTIs.
2. Retomada econômica
Drauzio também comentou sobre a retomada das atividades econômicas no país.
“Você nao vai encontrar um epidemiologista digno desse nome que te diga que está na hora de abrir. Não vai pegar um país que está tendo mil mortes por dia e achar que está tudo bem, que as pessoas podem ir para a rua”, afirmou.
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, do qual o G1 faz parte, o Brasil tinha, às 8h desta quinta-feira (6), 97.440 mortes pela Covid-19, com uma média de 1.033 óbitos diários nos últimos 7 dias.
- 125 MIL: Brasil terá mais de 125 mil mortes por Covid-19 até o começo de agosto, projeta universidade nos EUA