Apesar da tentativa de aliados de implodir a chapinha a deputado federal, a aliança entre PP, PCdoB, PDT e SD poderá ganhar um reforço. Nos bastidores, crescem as articulações para fechar a entrada do PROS no grupo. Com o partido, especula-se que viriam três socialistas com mandato: João Fernando Coutinho, Severino Ninho e Gonzaga Patriota. Eles estariam fugindo do que alguns políticos chamam de “chapão da morte” da Frente Popular para tentar viabilizar a reeleição. Mas, para além disso a iniciativa leva a um possível enfraquecimento da chapa do PSB, que começou a murchar.
De acordo com o deputado Severino Ninho a possibilidade de ir para o PROS é boato, mas ao confirmar que houve tratativas para participar da chapinha, ele deu a entender que pode sair do PSB. “Vou conversar com o governador Paulo Câmara, com Sileno Guedes (presidente estadual da sigla) e com o presidente nacional (Carlos Siqueira). Tenho 30 anos de partido e não é fácil sair”, disse. O parlamentar participou, no último dia 22, na casa do deputado federal Augusto Coutinho, do encontro em que fechou a formação do grupo.
Já João Fernando Coutinho, além da viabilização eleitoral, pode sair da sigla por causa de ruídos com o governador Paulo Câmara (PSB). Muito ligado ao ex-governador Eduardo Campos, o parlamentar reclama de que Paulo não dá espaço suficiente a ele na tomada de decisões. João Fernando cogitou se desfiliar, mas abafou a ideia após ameaças de ter as bases invadidas. A reportagem não conseguiu localizar João Fernando Coutinho nem Gonzaga Patriota.
Continua…