Está praticamente definido o quadro político do município de Orobó, Agreste Setentrional, para as eleições programadas para o próximo ano. Pelo visto, o embate será entre ex-aliados de 2012: o atual prefeito Cléber Chaparral (PSD) e o vice-prefeito Eduardo Gabriel – “Dui do Bujão” (PTB).
Na tarde último domingo (20), o vice-prefeito Dui do Bujão reuniu correligionários e lideranças políticas durante ato na localidade do Varjão, quando confirmou sua filiação ao PTB, cuja ficha foi abonada pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, um dos ícones da sigla no Estado. Estiveram presentes, dentre outros, o deputado estadual Zé Maurício (PP); o secretário estadual de Agricultura, Newton Mota Filho (PSB), o ex-deputado federal Severino Cavalcanti (PP) e o vice-prefeito de João Alfredo, Zé Martins (PSB).
O evento foi marcado por discursos inflamados de apoio ao pré-candidato petebista e críticas à atual gestão municipal de Orobó.
Do lado situacionista, o prefeito Cléber Chaparral (PSD) reforçou o seu grupo político na tarde de ontem, em Recife, com as filiações ao PSD do ex-prefeito e médico José Reinaldo da Costa Gomes, juntamente com a vereadora Conceição Arruda e as lideranças Thomás Brito, Guilherme, Rinaldo, Zé Gué, Wallace Cunha, Lúcio Donato, Manoel Gomes Biguriu, Luiz Duarte, Zé Ricardo, Tibinha, Edinho Soares e Biu Raimundo. O ato foi comandado pelo presidente estadual da legenda, o deputado federal André de Paula Filho, que estava acompanhado do deputado estadual Joaquim Lira (PSD).
Até o presente não há notícias acerca da definição do ex-prefeito Manoel João dos Santos Filho. Cogita-se sua adesão ao grupo da oposição, mas a sua ausência no ato de filiação de Dui do Bujão ao PTB, levantou dúvidas sobre sua tomada de posição.