Censo do IBGE: confira população atualizada dos municípios de Pernambuco e de Fernando de Noronha

Por g1 PE – O g1 publicou nesta quarta (28) reportagens automáticas com os primeiros resultados do Censo 2022 do IBGE para cada um dos 5.570 municípios brasileiros . O estado de Pernambuco conta com reportagens sobre os 184 municípios, mais o Arquipélago de Fernando de Noronha.
Segundo o IBGE, a população de Pernambuco cresceu 3%, alcançando 9.058.155 habitantes no Censo de 2022. A taxa média de crescimento do estado por ano foi de 0,24% – a mesma da Região Nordeste.
“O Censo veio para mostrar todo o território estadual, nacional, municipal. Mas a gente consegue, sim, através dele, ter uma noção de adensamento populacional e saber onde deveremos destinar determinada parcela, seja de recursos, técnicas e políticas públicas voltadas para esse público”, disse João Marcelo Santos, coordenador técnico do Censo 2022 em Pernambuco.
Confira os dados compilados no estado:
  • A população de cada município;
  • O quanto cada cidade tem de população em relação ao estado, à região e ao país;
  • O número médio de moradores por residência em cada município;
  • A densidade demográfica de cada município.
A divulgação acontece por meio de um sistema desenvolvido pela Globo que transformou em reportagens, de maneira automática, os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O conteúdo foi revisado pelos jornalistas do g1.
Vídeos — com informação de cada estado — também fazem parte do compilado de informações, gerados de forma automática.
É a primeira vez que o g1 adota a tecnologia para os dados do Censo. O serviço já foi usado em 2020, de forma inédita, nas eleições municipais; e em 2022, nas eleições presidenciais.
Os projetos contam com a colaboração de profissionais de diversas áreas da Globo. O trabalho garante que os textos contêm informações corretas extraídas das bases de dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Veja os resultados do Censo 2022 para os 184 municípios, mais o distrito de Fernando de Noronha: