Os casais formados por pessoas do mesmo sexo começaram a notificar a intenção de casar ao governo neste sábado (9), quando a nova lei australiana entrou em vigor, 24 horas depois de sua aprovação no Parlamento. Para marcar este momento histórico, os cartórios de algumas regiões do país aceitaram receber pedidos de casamento neste sábado de forma excepcional – o dia geralmente é reservado apenas aos matrimônios.
A partir deste sábado, os casais de pessoas do mesmo sexo podem apresentar o pedido para o matrimônio, mas terão que esperar um mês para a cerimônia. Os primeiros casamentos homossexuais no país devem acontecer no dia 9 de janeiro. As pessoas do mesmo sexo que casaram no exterior verão suas uniões reconhecidas de forma oficial na Austrália a partir deste sábado.
A lei que autoriza o casamento gay foi aprovada na sexta-feira (8) pela coroa britânica quando o governador- geral Peter Cosgrove, representante na Austrália da rainha Elizabeth II, adicionou seu parágrafo ao texto, última etapa de um processo iniciado em setembro com uma votação pelo correio.
A Câmara dos Deputados aprovou a lei na quinta-feira por grande maioria. Apenas quatro dos 150 representantes foram contrários ao texto, que já havia adotado na semana anterior no Senado por 43 votos a favor e 12 contrários. (Fonte: G1)