Cantora britânica dá 4 dicas de como proteger a voz…

150622001905_opera_singer_bbc_624x351_bbc

Cantores profissionais tratam suas vozes da mesma forma como atletas tratam seus corpos, escreve a cantora e apresentadora de rádio britânica Mary King.

Mas as dicas valiosas colocadas em prática por eles também são de grande valia para quem só canta debaixo do chuveiro.

Confira abaixo no relato de King algumas dessas recomendações:

Boa Postura

A melhor proteção para a voz é ter boa postura e técnica vocal. A voz necessita de grandes músculos do corpo. Sendo assim, uma postura ruim pode levar à tensão muscular e à distorção vocal. Há também outros fatores que podem parecer menos óbvios.

Hidratação

Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Uma série de fatores contribui para o ressecamento das cordas vocais, então cantores costumam normalmente evitar cafeína, vinho tinto e, sempre que possível, ar condicionado. Fumar, claro, está fora de cogitação.

Dicas

  • Hidrate-se bem (beba em torno de dois a três litros de água por dia em períodos alternados)
  • Evite comer à noite
  • Evite alimentos e ambientes que ressecam as cordas vocais, como cafeína, vinho tinto e ar condicionado
  • Não fume
  • Evite alimentos ácidos e apimentados, como maçã, tomate e refrigerante.
  • Descanse a voz

Hidratação com vapor 

Coloque a cabeça em cima de uma bacia com água quente e a envolva numa toalha, tomando cuidado para não se queimar) é um dos recursos muito usados por cantores para manter as cordas hidratadas e eliminar o muco que possivelmente venha a bloqueá-las. Produtos à base de mentol são muito fortes para membranas delicadas, portanto evite-os.

Comer pouco e evitar pimenta

O estilo de vida de um cantor também é muito diferente do de uma pessoa comum ─ eles precisam ter energia suficiente para realizar a apresentação, mas tampouco podem comer demais a ponto de ficarem com vontade de dormir. Comer muito tarde, entretanto – depois de um show, por exemplo ─ pode provocar problemas como refluxo gástrico.

Nessa condição, os ácidos do estômago sobem até o esôfago durante o sono, prejudicando as cordas vocais, podendo ocasionalmente danificá-las, além de causar desconforto. Também por essa razão, cantores tendem a evitar comida muito apimentada ou muito ácida ─ como maçãs ou tomates ─ e refrigerantes e dormem com a cabeça levemente mais alta do que o resto do corpo.

Repousar as cordas vocais

Cantores também recorrem ao que chamamos de “repouso vocal” ─ ou seja, silêncio total por um período de 48 horas. Dessa forma, dão ao seu aparelho vocal tempo para se recuperar após uma apresentação. A regra é clara: em caso de dor de garganta, especialmente laringite, não fale!

No fim das contas, cantores podem ser comparados a esportistas: eles são atletas da voz. (BBC)

Leia mais: Por que algumas pessoas cantam melhor do que as outras?