Candidatos a prefeito do Recife confrontam propostas…

geraldo-joao-paulo

G1/PE

Os dois candidatos que disputam a Prefeitura do Recife, no segundo turno das eleições deste ano, participaram do debate da TV Globo, realizado na noite de ontem. Durante o encontro, transmitido ao vivo direto do estúdio da Faculdade Marista, em Apipucos, Zona Norte da capital pernambucana, Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) apresentaram suas propostas para o município em diversas áreas, como educação, segurança, saúde e habitação.

O debate, que foi mediado pelo jornalista Márcio Bonfim, foi dividido em três blocos. O primeiro deles teve perguntas de livre escolha pelos candidatos. Respeitando-se a ordem definida previamente por meio de sorteio, Geraldo Julio questionou o oponente sobre a importância do programa de robótica para o futuro dos alunos da rede municipal. João Paulo criticou o alcance do programa e listou problemas da educação do Recife, como a falta de merenda para os estudantes nas escolas e a desmotivação de professores.

A segurança pública foi o tema da segunda pergunta, com João Paulo questionando o adversário sobre a incapacidade da secretaria municipal da área em resolver os problemas de violência na cidade. Geraldo Julio respondeu criticando a atuação das gestões anteriores nesse campo e citou as ações realizadas em seu mandato, como investimentos em iluminação pública e na construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz).

Continua…

O terceiro tema foi a saúde pública, o que levou Geraldo Julio a comentar a construção do Hospital da Mulher durante a sua gestão e a questionar o candidato do PT se ele era contrário à construção do Hospital do Idoso. Em sua resposta, João Paulo prometeu equipar os postos de saúde e garantir a distribuição de medicamentos na rede municipal.

Na quarta pergunta do bloco inicial, João Paulo optou por retomar o tema da educação e questionou o candidato do PSB o motivo para os alunos sofrerem com as dificuldades encontradas nas escolas municipais. Geraldo Julio relembrou a construção de escolas públicas no Recife e o aumento da qualidade da merenda, além de afirmar estar mudando o padrão da educação na capital pernambucana.

Segundo bloco

No bloco seguinte, os temas das perguntas foram sorteados ao vivo no estúdio. Habitação foi o primeiro tema e, respeitando-se a ordem definida previamente em sorteio na presença de assessores dos candidatos, João Paulo perguntou ao adversário porque ele não resolveu o déficit habitacional do Recife. Geraldo Julio reconheceu a dificuldade, mas acusou o oponente de entregar as casas e os apartamentos para a população com as obras inacabadas.

Na sua vez de fazer a pergunta, desta vez sobre calçadas, o atual prefeito questionou se João Paulo tem projetos para melhorar a mobilidade dos pedestres no Recife. O ex-prefeito afirmou que, em sua gestão, houve políticas para os pedestres, sobretudo com a reforma de calçadas no centro da cidade, e prometeu estender esse programa para as áreas de periferia.

Funcionalismo público foi o terceiro tema sorteado, o que levou João Paulo a questionar o oponente por que ele não promoveu políticas de valorização dos servidores, aumentando o número de cargos comissionados. Em seguida, Geraldo Julio negou a acusação e garantiu que nomeou 4 mil servidores concursados durante todo o mandato, instituiu planos de cargos, ofereceu reajuste e cuidou das condições de trabalho do funcionário público.

Na última pergunta do bloco, o tema sorteado foi morros. Geraldo Julio pediu para João Paulo opinar sobre o programa Mais Vida no Morro, iniciado pelo candidato do PSB. O oposicionista alegou que o medo voltou a tomar conta da população com a chegada das chuvas e lembrou que, quando foi o chefe do Executivo municipal, eliminou 7 mil pontos de risco nas áreas de morros do Recife, quando antes haveria 10 mil, além de ter oferecido auxílio-moradia permanente para a população afetada.

Terceiro bloco

O último bloco do debate, que também foi composto de perguntas de tema livre, começou com o atual prefeito, Geraldo Julio, questionando o candidato do PT sobre qual a opinião do oponente sobre o programa Mãe Coruja. João Paulo afirmou que, se for eleito, dará continuidade ao programa que, mas criticou as ações realizadas pela gestão do candidato do PSB por não beneficiar a maior parte da população recifense.

Na sua vez de perguntar, João Paulo escolheu o tema da mobilidade urbana, citou recursos federais repassados para a gestão municipal, mas não concluiu a pergunta no tempo de 30 segundos. Geraldo Julio utilizou o tempo de resposta para criticar a postura do adversário em falar mal das ações realizadas no Recife nos últimos três anos e meio.

Na pergunta seguinte, Geraldo Julio questionou o candidato do PT sobre a sua opinião com quanto à construção do Hospital da Mulher no Recife. João Paulo respondeu dizendo que saúde não se faz apenas com hospitais e relembrou ações dos seus mandatos à frente da Prefeitura do Recife, como a construção de uma maternidade no bairro do Ibura e a contratação de profissionais para a rede municipal de saúde.

Na última pergunta do bloco, João Paulo retomou o tema dos morros da cidade e questionou o candidato do PSB porque ele não utilizou os recursos públicos para aumentar a segurança da população que vive nesses locais. Geraldo Julio falou sobre os investimentos feitos por sua gestão, como a construção de escadarias, e prometeu levar iluminação para elas, caso seja reeleito.

Considerações finais

No encerramento do debate, cada candidato fez suas considerações finais, seguindo ordem definida em sorteio prévio e respeitando o tempo de dois minutos.

O primeiro foi o candidato João Paulo. “Quero agradecer a todos os telespectadores que assistiram até essa hora o debate, parabenizar a sua intervenção, Márcio, a toda a equipe aqui da TV Globo. E falar da alegria que eu tenho sentido, sendo convocado pelo meu partido para essa disputa. Você, que conhece a minha história, conhece minha vida, 41 anos de militância política aqui na cidade, movimento popular, movimento sindical, vereador, prefeito, deputado, dois anos de governo extremamente vitoriosos, saindo com 88% de aprovação, vendo a cada dia, na força das nossas propostas, a nossa militância tomar conta da campanha, e ver, por outro lado, o sofrimento da grande maioria da cidade do Recife. Pela falta de cuidado, pela falta de atenção, pela falta de carinho que a atual gestão tem tido com a grande maioria do povo da nossa cidade.

É o lixo, é a dengue, é a chikungunya, é a situação dos morros, é a mobilidade, é a violência, que a cada dia se agrava mais, e ele ainda tenta vender a cidade como um paraíso, e acho, e acredito que cada um de vocês queria morar na propaganda dele, nessa cidade ilusória, fictícia, que não existe aqui no Recife.

Então eu espero que ele, nesse debate, me respeite, porque eu tenho uma história, 41 anos de militância política, muita luta, governos bem avaliados, mandatos de deputado bem avaliados, reconhecido pela população pela luta, junto com o povo em todo momento. E eu quero agora fazer um apelo a você, que ainda não definiu o voto, e à nossa militância que continue. No dia 30, vote 13, vote João Paulo”, finalizou.

Em seguida, foi a vez do candidato Geraldo Julio. “Eu quero agradecer à TV Globo por esse debate, agradecer a Márcio, agradecer o candidato João Paulo por esse debate, agradecer a vocês que estão em casa assistindo, agradecer a todos que participaram da nossa campanha o tempo inteiro, toda a militância, todos que trabalharam conosco. Domingo, gente, é um dia muito importante, dia da festa da democracia, o momento que a gente vai decidir sobre o futuro do Recife. Os eleitores são soberanos, vão poder fazer a sua escolha no próximo domingo, escolher sobre o futuro da cidade.

São dois caminhos muito diferentes que estão à disposição, isso ficou mostrado durante a campanha, ficou mostrado aqui no debate também. Um modelo que teve a sua chance, teve a sua oportunidade, governou a cidade por 12 anos, infelizmente não conseguiu fazer muitas coisas pela cidade. Até fez, eu reconheço que até algumas coisas foram feitas, mas poderia ter feito muito mais. Mas infelizmente foram brigas, foram arengas, foi confusão. Você se lembra disso. E a gente rompeu com aquele modelo e nós ganhamos a eleição em 2012 apresentando um projeto, apresentando um caminho para a cidade que corresponde à forma como eu faço política. Um compromisso com trabalho, um compromisso com resultado, compromisso com futuro, compromisso com você, compromisso com a sua vida, compromisso com seu dia a dia.

A gente quer construir uma cidade melhor e a gente faz isso com trabalho, a gente faz isso dedicando todo o nosso tempo a cuidar da nossa cidade, a ouvir o povo, a fazer junto com o povo, a encontrar alternativas para a gente poder fazer as coisas que são importantes para melhorar sua vida. O Brasil passa por grande dificuldade, os municípios brasileiros passam por grande dificuldade e a gente tem que estar junto para superar esses desafios. Eu vou contar na próxima gestão com o apoio de muita gente. Tenho certeza que a gente deve se juntar. Eu não me considero nem melhor e nem pior do que ninguém, nem dono da verdade. Eu vou querer ajuda de todos. Eu gosto de juntar, eu gosto de unir. João Paulo, Daniel, Priscila, todos aqueles que querem ajudar o Recife, se juntar à gente. O que a gente quer é abrir as portas do futuro para o povo do Recife”, finalizou.