Será nesta quarta-feira (21) a partir das 9 horas a eleição dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Alfredo, para o biênio 2019/2020. Duas chapas concorrem ao pleito, encabeçadas pelos vereadores Oim (PSB) e Keinho (PP), num clima de emoção e suspense tanto dos componentes da Casa Dr. Arsênio Meira Vasconcellos quanto pelo povo em geral. Espera-se o prestígio de um grande público que por certo ocupará as dependências da câmara e da área externa.
O assunto CMJA domina todas as conversas na “Cidade Feliz”, com os partidários dos grupos confrontantes cantando vitória. O vereador Keinho (PP) por ter maior idade do que o vereador Oim (PSB) será beneficiado em caso de empate na votação, segundo a Lei Orgânica do Município. Mas nenhum dos postulantes joga pensando no empate. Especula-se também a ausência de um dos grupos à sessão, caso se confirme antecipadamente sua desvantagem em relação ao outro. Para haver a eleição tona-se necessário a presença de no mínimo 7 vereadores no plenário.
Outro detalhe é que depois de muitos anos um candidato da bancada oposicionista conquista a presidência do Poder Legislativo Municipal, uma vez que Oim (PSB) e Keinho (PP) não são correligionários da atual prefeita Maria Sebastiana (PSD), cuja bancada se dividiu entre os postulantes. Apesar dos esforços, a prefeita não conseguiu a união dos vereadores da situação em torno de um único nome. A mesma coisa ocorreu no início de 2017, mas naquela situação, os disputantes David Santos (PSD) e Adriano Santos (PSD) eram situacionistas. Talvez esta situação deixe sequelas na “onda azul” causando rompimento político de pelo menos dois vereadores.
O vereador eleito presidente nesta quarta-feira comandará o Poder Legislativo Municipal de João Alfredo durante os anos 2019 e 2020 e será o terceiro membro da linha sucessória do Poder Executivo, em caso de vacância nos cargos de prefeito e vice-prefeito.