Através do Decreto Legislativo nº 16/2020, de autoria do vereador David Santos (PSD), a Câmara Municipal de João Alfredo aprovou por unanimidade, em sessão realizada no dia 7 do corrente mês, a Medalha do Mérito da Boa Vista ao conselheiro tutelar e ativista da causa animal Gabriel Antônio de Moura – “Gabriel Moura”. A Medalha do Mérito da Boa Vista é a mais importante comenda concedida pela Casa Dr. Arsênio Meira Vasconcellos, da Cidade Feliz.
“Este prêmio que propomos ao ativista Gabriel Moura tem um símbolo maior em um ano em que os animais foram massacrados, houve desmatamento recorde na Amazônia, queimadas, derramamento de óleo, e em nossa cidade muitos pets sofreram e sofrem com o abandono; desta forma, a nossa Casa Legislativa está mostrando que o meio ambiente e a luta pelos animais são importantes”, disse o vereador David Santos.
Através de nota nas redes sociais, Gabriel Moura se disse honrado com a homenagem. “Depois de muitos anos, foi uma surpresa enorme para mim, mas eu recebi essa comunicação com muito carinho e muita honra. Essa medalha é dos voluntários, de quem faz as doações e de todos aqueles que apoiam a causa animal”, disse Gabriel, responsável pelo resgate e sustento de dezenas de animais, entre gatos e cachorros, que vivem em situação de perigo ou maus tratos em João Alfredo.
É a primeira vez que um munícipe que batalha pela proteção animal é reconhecido oficialmente pelo Legislativo joãoalfredense. A Câmara dos Vereadores de João Alfredo se engrandece, reconhecendo os valores das pessoas que fazem o bem para uma sociedade melhor. Todos devem defender a vida, e a diferença dos animais em relação aos seres humanos é de que eles não podem pedir socorro. “Gabriel Moura é um grande ser humano, que entende essa necessidade. É uma pessoa diferenciada”, reconhece o editor deste Blog.
No entanto, ultimamente Gabriel tem se queixado do sacrifício que vem enfrentando, visando custear a alimentação e a medicação das dezenas de animais, ora sob seus cuidados. Roga ao próximo Governo Municipal apoio à causa animal, especialmente no tocante às castrações, evitando, desta forma, o aumento da população pet de rua. De bom tamanho seria a criação de um Departamento de Proteção Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde ou do Meio Ambiente. Na verdade, as políticas públicas como vacinação, castração e controle de zoonoses sempre foi atribuição das prefeituras municipais.
Em agosto deste ano, através de decreto, o presidente Jair Bolsonaro criou a Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Animal, no Ministério do Meio Ambiente. É um órgão federal de políticas públicas que luta pelo bem-estar e combate os maus tratos dos animais domésticos. A criação da nova coordenadoria, ligada à Secretaria da Biodiversidade e subordinada ao Departamento de Conservação de Espécies, permitirá que iniciativas e projetos sejam implantados a nível nacional, podendo, obviamente, beneficiar a projetos de cunho municipais.
Eis a nota de Gabriel Moura:
NOTA DE AGRADECIMENTO
Bom dia a todos!
Venho por meio desta, agradecer a todos os vereadores que compõem a Câmara Municipal de João Alfredo, em especial ao vereador autor da proposta David Prazeres dos Santos pela concessão da Medalha do Mérito Boa Vista a minha pessoa.
Gostaria de dedicar esta Medalha ao Juiz da Infância e Juventude Dr. Ailton, ao nobre representante do Ministério Público Dr. Rafael e ao Delegado de Polícia Dr. Jáder que junto ao Conselho Tutelar lutamos pela garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.
E a todos os cidadãos de bem do nosso município, em especial aos que, assim como eu, militam no ativismo para melhorias das condições de vida dos animais sofridos e abandonados do nosso município.GABRIEL MOURA.