Do Ricmais – O que para muitos é um problema para outros pode virar moda em questão de horas. Um corte de cabelo que imita a calvície se tornou tendência entre os jovens e viralizou na internet — o Calvão de cria.
Chamado também de degradê invertido, o corte surgiu no município de Três Passos (RS), com pouco mais de 20 mil habitantes, há cerca de 472 quilômetros de Porto Alegre, e, atualmente é feito por barbeiros de todo o Brasil.
Marcio Campos, barbeiro há 3 anos na região, foi quem criou o corte. A ideia apareceu durante o que ele chama de “rolezinho aleatório” com mais alguns amigos. E o que era para ser somente uma brincadeira se tornou realidade dias depois.
Dentre as pessoas, no encontro também estava o jovem Gilberto Senger, de 18 anos. Durante entrevista eles contaram que avistaram algumas pessoas com calvície durante o encontro e comentaram um com o outro. “Que tal lançar um tipo de cabelo diferente dos outros? Tipo o dos caras ali”.
O desafio foi lançado para ver quem iria fazer o corte, e, Gilberto foi um dos primeiros a topar. Dias depois do “rolê”, ele estava na barberia de Marcio para fazer o tal “Calvão de Cria”.
Em aproximadamente 40 minutos, estava pronto. O barbeiro filmou o resultado final e postou nas redes sociais.
“Eu lancei no Tik Tok, postei de noite, lá por sete oito (horas), quando foi as 11h (23h) já tinha passado de 20 mil visualizações. Foi estourado. Agora está quase em quatro milhões”, conta Marcio.
Após viralizar na internet, os vídeos e fotos logo se tornaram meme. Barbeiros e adolescentes de outros estados começaram a repostar o vídeo, o que fez atrair mais clientes adeptos a “calvície”.
“Veio gente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais me ligando e mandando foto para dizer que fizeram o corte”.
O nome veio da gíria entre os próprios jovens da cidade. O apelido “cria” é usado para chamar os adolescentes que moram desde criança no lugar. Assim como é em comunidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Eles fazem para curtir, ir para as festas e zoar. […] A maioria já está falando de fazer para o final de ano. diz Marcio sobre a tendência.
O barbeiro ainda contou que após o primeiro corte, outros clientes apareceram no estabelecimento para fazer igual. E assim foi surgindo variações do corte, como o “calvão da nike” e “calvão + oclin“.
Quando perguntado sobre a repercussão do corte entre as pessoas que possuem calvície, Marcio conta que entre alguns comentários e outros, a maioria foi em tom de brincadeira.
“Não teve críticas negativas de quem é calvo, só comentários brincando sobre o assunto como: “meu vô sempre esteve na moda”, “até que em fim algum corte de cabelo que eu possa me encaixar (risos).”