Diário de Pernambuco – Segundo o LocalizaSUS, o Brasil chegou às mais de 50 milhões de doses aplicadas contra a influenza. Os grupos de foco da vacina, que considera crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores conseguiram passar dos 50% de cobertura vacinal. A meta de imunização é de 90% da população e a orientação do Ministério da Saúde é prosseguir com a vacinação enquanto houver doses disponíveis.
Ainda de acordo com a plataforma do SUS, o estado com maior cobertura vacinal é o Amapá, com 98,40%, seguido do Distrito Federal com 97,83%. Os estados com a menor cobertura são o Acre, com 26,13%, e Roraima, com 31,36%. Mais de 80 milhões de doses trivalentes, do Instituto Butantan, foram ofertadas por todo o país. A vacina está disponível para qualquer pessoa acima de seis meses de idade.
“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. Precisamos retomar a confiança da população nas vacinas”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
A vacina, atualizada todos os anos, assegura menos complicações na população de risco. E evita hospitalização e mortes de pessoas com problemas de saúde e idosos. As reações tendem a ser leves e geralmente passam em 48 horas.