Por Luís Corrêa – Local tem natureza privilegiada e recebe visitantes de toda região, que passam a ser acolhidos com ampla infraestrutura e preservação do meio ambiente
Hoje ,sexta-feira, (05) julho, vai acontecer a inauguração do Parque Municipal Pedra do Navio, localizado na margem da PE 88, no município de Bom Jardim, no Agreste Setentrional. O local é um ponto turístico da região e foi completamente revitalizado, num projeto que uniu preservação do meio ambiente e modernidade.
A beleza natural do local foi preservada e outras quarenta árvores nativas, compradas já adultas, foram plantadas no parque. O local ganhou diversos espaços para prática de atividades físicas, praças, restaurantes e quiosques de lanches e um Centro de Artesanato, para os artesãos do município comercializarem suas peças. Além de acolher melhor as famílias dos visitantes, a nova estrutura vai estimular a geração de emprego e renda.
Programação da Inauguração: para marcar o evento de inauguração, estão programadas uma série de atividades:
Cultura e Música ao vivo: – Banda do Grêmio Musical Bonjardinense.
Banda Grêmio-Lítero Musical Bonjardinense vai fazer um acorda povo às 6h da manhã percorrendo as principais ruas da cidade seguindo para o Espaço Cultural Pedra do Navio.
O Grupo da Melhor Idade apresentará a Ciranda Maravilhosa.
Passistas farão apresentação cultural reverenciando o frevo e homenageando os compositores Levino Ferreira e Bráulio de Castro, filhos do município.
Trio Pé de Serra e sanfoneiros da terra estarão animado os presentes com composições próprias e populares falando da Pedra e da cultura na cidade.
Educação e Música: os estudantes de escolas da rede municipal serão convidados especiais, e vão participar de uma aula prática e lúdica sobre turismo e preservação ambiental. Também haverá a apresentação do grupo musical “Os canarinhos de São Francisco”, da escola São Francisco de Assis.
Cultura Popular: o cordelista e escritor Doddó Felix, que também é pesquisador da História de Bom Jardim, vai falar sobre o monumento de forma histórica e poética.
Os poetas Ivan Barbosa e Edvaldo Zuzu, repentistas da terra vão se apresentar, mostrando toda arte da poesia de cordel.
Artesanato, Economia e Culinária: o parque ecológico conta com quiosques para venda de comidas típicas da região, a exemplo de diversos doces e licores artesanais, bem como o Centro do Artesanato com bordados, pinturas e peças inspiradas na Pedra do Navio.
A maioria dos empreendedores que vão trabalhar no local é formada por mulheres, que passaram por cursos de qualificação profissional. Agora, passam a conquistar a própria renda e movimentam a economia local.
Esporte, Lazer e Saúde: haverá atividades físicas, apresentação de Zumba e Escolinha de Futebol.
As aulas de zumba acontecem nas Academias da cidade do município, incentivando a prática de exercício físico para proporcionar mais qualidade de vida.
Senhoras da melhor idade que participam do projeto “Idoso em Movimento” e alunos da escolinha de futebol que participam de projetos nos campos próximos ao parque da Pedra do Navio, também vão se exercitar no novo espaço.
História da Pedra do Navio:
Na década de 1960, no primeiro governo de Miguel Arraes, houve a construção da PE- 88 que liga o distrito de Encruzilhada de Bom Jardim ao Centro do município e a Orobó. Durante as obras foi descoberta uma pedra em formato de navio. Logo veio a ser batizada de “Pedra do Navio”. O monumento chamou a atenção de visitantes, turistas e munícipes, se tornando, até hoje, um ponto turístico na região.
Turismo: Além da Pedra do Navio, Bom Jardim possui outras pedras que formam um verdadeiro tesouro arqueológico, a exemplo das pedras do Caboclo e Mocó, a gruta de Nossa Senhora de Lurdes, a barragem de Pedra Fina, a Cachoeira de Paquevira e o Museu de Bom Jardim.
A inauguração do Parque Ecológico da Pedra do Navio é um marco na história de Bom Jardim, que este mês comemora 153 anos de emancipação. Também neste mês de julho, acontece a Festa da Padroeira, Nossa Senhora de Sant’Ana.