Estado de Minas – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a negar que tenha sido imunizado contra a Covid-19. Na última sexta-feira (17), o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, confirmou que Bolsonaro recebeu a dose de vacina Janssen no dia 19 de julho de 2021, em São Paulo. O ex-presidente acusa a imprensa de ser “mentirosa” e alega que não estava em São Paulo no dia.
“Não fui vacinado. Imprensa mentirosa, diz que eu fui vacinado em uma segunda-feira, no dia 19 de julho de 2021, no subúrbio de São Paulo. Onde eu vou no Brasil tem uma multidão atrás de mim. Nem no estado de São Paulo eu estava esse dia”, disse o ex-presidente.
Bolsonaro e a vacinação
O ex-presidente já disse inúmeras vezes que não foi imunizado contra a Covid-19, o que teria incentivado apoiadores a fazerem o mesmo. Bolsonaro, inclusive, decretou sigilo ao próprio cartão de vacinação e qualquer informação sobre as doses de vacinas que ele possa ter recebido. A justificativa é que se trata de informação privada do ex-presidente.
A informação de que o ex-presidente teria sim tomado a vacina foi dada pelo ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.
“Esse registro (Bolsonaro vacinado) existe. Pelo menos, pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”.