O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta quinta-feira (25), através das suas redes sociais, o novo ministro da Educação. O escolhido para assumir o cargo foi o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva.
De acordo com a publicação do presidente, o novo ministro é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha
Carlos Alberto fica no lugar de Abraham Weintraub, que anunciou a saída do cargo após permanecer 14 meses no ministério.
Mais cedo, Bolsonaro comunicou Renato Feder, secretário de Educação do Paraná, de que ele está fora do páreo nesta quinta-feira (25). O secretário se reuniu ao menos duas vezes com o presidente.
Um dos motivos que levaram o secretário a desidratar na bolsa de apostas foi o fato de ele ter sido um dos doadores da campanha de João Doria (PSDB-SP) ao governo de São Paulo em 2018.
Decotelli comandou o FNDE de fevereiro de 2019 até agosto do ano passado. Ele tem o apoio na ala militar do governo, principalmente de almirantes.