Por Arthur Cunha – especial para o blog Magno Martins
Os nomes de Alexandre Rebelo e Rodrigo Novaes para as secretarias de Planejamento e Gestão e Turismo, que este Blog antecipou com exclusividade, privilegiaram o desenho que o governador Paulo Câmara estabeleceu desde o início para o seu próximo secretariado. Primeiro, o socialista definiu o perfil das pastas; quais suas diretrizes, onde elas deveriam ter foco. Só em seguida optou pelos nomes. Nesses, por nós já confirmados, – Fred Amancio (Educação), Antônio de Pádua (Defesa Social), André Longo (Saúde), Bruno Schwambach (Desenvolvimento Econômico), Sileno Guedes (Desenvolvimento Social) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção às Drogas) – o governador acertou. São quadros com perfil técnico e sensibilidade política. É o que o Estado precisa para enfrentar os tempos difíceis.
Paulo prometeu para hoje a divulgação oficial da lista completa. No próximo dia 2, o socialista dará posse ao seu time no Palácio do Campo das Princesas. Câmara e seu núcleo duro utilizaram boa parte dos últimos dois dias em articulações. Conversaram e apresentaram o desenho do novo governo aos partidos da Frente Popular. Serão contemplados no primeiro escalão, além do PSB, o PT, PCdoB, PP, PSD e PDT – já o SD terá seus espaços no governo ampliados.
Aliás, passada a etapa dos secretários, começará a composição dos presidentes e dirigentes das vinculadas. Tudo seguirá a mesma lógica: primeiro o perfil para os cargos e as diretrizes dos órgãos. Por fim, o nome para ocupar o posto. Na maioria dos casos, esse quadro sairá do partido que estiver na respectiva secretaria. Mas será preciso obedecer ao critério estabelecido previamente pelo governador, a quem caberá a palavra final sobre a indicação.
Paulo Câmara quer começar o seu segundo mandato com entregas por todo o estado. Para isso, vai afinar as prioridades antes a sua nova equipe. As agendas serão montadas com foco nas obras que já podem ser inauguradas em todas as regiões de Pernambuco, do litoral ao Sertão.